Na última sexta-feira (12), professores, coordenadores e diretores da rede municipal de ensino realizaram a reunião pedagógica periódica. Ela acontece duas vezes por ano e tem por objetivo a troca de experiência entre secretaria e escolas para melhor desenvolvimento dos trabalhos.
O conselheiro tutelar Jean Carlos Klichowisk iniciou o dia falando sobre o dia 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Ele buscou alertar e conscientizar sobre as diversas práticas de violência contra as crianças em Arapoti. â??Infelizmente temos nos registros do Conselho Tutelar de inúmeras ocorrências de violência contra crianças, muitas inclusive identificadas e denunciadas pela escola, por isso a importância de fortalecer e estreitar essa relação com os professores, para que eles sempre sejam nossos aliados nesse combateâ? afirmou o conselheiro. A psicóloga Tamiris Almeida também falou sobre o assunto. Ela mostrou como identificar e tratar as crianças vÃtimas de abuso, e quais providências devem ser tomadas.
Na parte da tarde teve uma fala da Sheila Ferreira, chefe do Núcleo Regional de Educação de Wenceslau Braz, sobre documentação escolar. Depois, Escolas e Secretaria discutiram planejamento, planos de aulas e trabalho, agenda escolar, livro de chamada e material de apoio. â??Normalmente essas reuniões acontecem separadamente, em cada escola, mas dessa vez preferimos fazer todas juntas, assim a troca de experiências fica ainda mais ricaâ?, coloca Roseli Direne, chefe da Seção de Educação Básica 1ª fase.
Dia 18 de maio
A data foi instituÃda pela Lei Federal n°. 9970/00, em função do crime bárbaro praticado contra uma menina de 08 anos de idade chamada Araceli, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória, no EspÃrito Santo. Em alusão à data, a Apae de Arapoti realizará uma caminhada pelo centro da cidade, com objetivo de conscientizar a população. Trabalhos dos alunos sobre o tema estarão expostos por todo o caminho.
Arapoti