Na última sexta-feira (12), merendeiras e auxiliares de cozinha passaram pela capacitação periódica, que acontece a cada dois meses. Os temas tratados foram: saúde da mulher, vigilância sanitária e manual de boas práticas.
A palestra sobre saúde feminina foi ministrada pela enfermeira Josimara Diniz. Ela falou sobre cuidados Ãntimos, auto-exame das mamas e a importância do exame preventivo. â??Foi muito bom, pois a gente tem vergonha de conversar esses assuntos e ali, entre conhecidas, pudemos tirar muitas dúvidasâ?, colocou a merendeira Rejane Rodrigues.
Andréa Carneiro, chefe da vigilância sanitária em Arapoti, falou sobre a importância do órgão. â??Somos responsáveis pela fiscalização de diversos setores, garantindo que a saúde da população em geral não seja posta em riscoâ?, completou a chefe.
No perÃodo da tarde, a nutricionista Caroline Pereira falou sobre o manual de boas práticas que foram entregues à s escolas. Neles constam informações sobre higiene pessoal, da cozinha, dos utensÃlios e dos alimentos, além de cuidados no armazenamento. â??Ã? uma forma simples e didática de passar para as merendeiras resoluções previstas em leiâ?, complementa a nutricionista.
Para Rejane, o dia foi muito proveitoso. â??Aprendemos coisas que nos possibilitarão fazer nosso trabalho cada vez melhorâ?, coloca. No dia também foram entregues termômetros de alimentos e para equipamentos, que devem ser utilizados para o melhor manuseio e conservação dos mesmos.
Arapoti