Durante os dias 18 e 22 deste mês, técnicas da Vigilância Sanitária (VISA) de Arapoti estiveram na cidade de Ponta Grossa em uma capacitação sobre proteção respiratória. Foram discutidos os conteúdos da legislação brasileira, as limitações e caracterÃsticas dos equipamentos de proteção respiratória e os critérios para sua escolha. O curso teve uma carga horária de 28 horas e foi uma parceria entre Secretaria de Estado de Saúde, 3ª Regional de Saúde e Fundacentro.
Segundo a chefe de divisão de Vigilância Sanitária, Andréa Carneiro, o curso foi bastante produtivo. â??Pudemos conhecer melhor o programa de proteção respiratória, o que nos dá suporte para auxiliar as empresas em relação ao tipo de EPI [Equipamento de Proteção Individual] mais indicado para cada situaçãoâ?, coloca.
Os conhecimentos adquiridos estão sendo repassados para as empresas locais durante as inspeções sanitárias, mas quem tiver dúvidas ou quiser saber mais sobre o assunto pode procurar os agentes da VISA. â??Estamos à disposição da população para esclarecer e ajudar no que pudermosâ?, acrescenta Andréa.
Sabrina van Noort, farmacêutica da Visa, lembra que a saúde do trabalhador tem sido um foco no que se refere a inspeções sanitárias. â??As ações de saúde do trabalhador estão integradas com as de saúde ambiental, e os riscos gerados nos processos de trabalho podem afetar, não só o meio ambiente como a população em geralâ?, complementa.
Arapoti