Vigilância Epidemiológica reforça prevenção contra a AIDS no carnaval

Saúde - Terça-feira, 05 de Fevereiro de 2013


Vigilância Epidemiológica reforça prevenção contra a AIDS no carnaval

O carnaval é considerado período de risco para as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e AIDS, pois está associada à maior aglomeração de pessoas e ao aumento consumo de bebidas alcoólicas, principalmente pelos jovens, população considerada vulnerável. Por isso, nesse período, as campanhas de prevenção são intensificadas.

O Paraná esta desenvolvendo ações de educação em saúde e distribuição de preservativos em todo o estado, e em Arapoti não será diferente. Os preservativos estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, Hospital Municipal 18 de Dezembro, Materno Infantil â?? que também é o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) â?? e em alguns bares da cidade. Haverá também orientações sobre a prevenção da doença. As informações são direcionadas principalmente aos jovens de 15 a 24 anos, pois é nesta nessa faixa etária que foram registrados o maior número de casos de AIDS nos últimos anos.

Em Arapoti, o CTA realiza diagnóstico para AIDS e Hepatites virais e o resultado fica pronto em 30 minutos. Os exames podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h, nas salas 18 e 21. Também são ofertados aconselhamentos pré e pós teste, e caso o exame seja positivo a pessoa é encaminhada ao Serviço de Assistência Especializada para início do tratamento.

A VIDA Ã? MELHOR SEM AIDS. PROTEJA-SE. USE SEMPRE A CAMISINHA

Prefeitura Municipal


Arapoti