Profissionais de saúde de Arapoti realizam treinamento do governo do PR

Administração - Segunda-feira, 21 de Novembro de 2011


Profissionais de saúde de Arapoti realizam treinamento do governo do PR

O governo do estado do Paraná está elaborando o Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde no SUS â?? APSUS, uma reestruturação do sistema de saúde em redes, buscando melhorias no atendimento de Atenção Primária a Saúde (APS). E como uma das principais diretrizes do Plano é a educação permanente, treinamentos para os profissionais de saúde estão sendo realizados em todo o estado.

Em Arapoti, a primeira oficina do treinamento aconteceu entre os dias 08 e 11 de novembro, com a participação de 126 especializandos do município. Ela foi ministrada por seis facilitadores â?? Trycia Eidam, Marcele Gomes, Emilaine Gregório, Ana Rosa Calixto, Fabiane Carneiro e Alete Ribeiro -, previamente capacitados pela Secretaria de Estado da Saúde. Ao todo, serão seis oficinas que resultarão em quase 30 mil profissionais com formação em APS em todo o Paraná.

â??Uma vantagem desse Plano é que não é somente Arapoti que está realizando este treinamento, mas todos os municípios do Paraná. E com todos seguindo o mesmo caminho será possível estabelecer parcerias, o que será um grande avançoâ?, coloca a facilitadora Emilaine. Outra facilitadora, Alete, também vê com grandes perspectivas esse novo modelo de reestruturação. â??Estamos sentindo que nós do município vamos ajudar o estado a construir um sistema de saúde mais organizado e que realmente atenda as nossas necessidadesâ?, complementa.

Sobre o APSUS*

O APSUS possibilitará à população paranaense atendimento à saúde com qualidade e resolutivo em todas as regiões do estado, sendo organizado o mais próximo possível das residências dos cidadãos paranaenses, aumentando as capacidades de respostas às demandas sociais, sanitárias e assistenciais por parte das equipes de APS. Com eficiência e de forma humanizada, as equipes de APS deverão se instituir como um novo paradigma assistencial no setor saúde, produzindo uma mudança em todo o modelo de atenção à saúde no Estado do Paraná.

O Plano será implementado em duas fases. A primeira se inicia com um processo de Educação Permanente, desencadeado por meio de â??ondas formativasâ? que envolverão as Regionais de Saúde, Municípios e Universidades na realização de Oficinas de Planificação da Atenção Primária à Saúde. As oficinas serão constituídas por módulos que atingirão em torno de 30 mil trabalhadores e gestores em saúde, tanto do estado quanto dos municípios. A segunda será a elaboração do Plano Diretor de APS no Paraná, onde serão detectados os problemas e vazios sociais e apontadas soluções.

A educação permanente em ondas formativas capacitará 150 tutores, que por sua vez habilitarão 1500 facilitadores (375 de cada uma das quatro regiões estratégicas do Estado), que passarão o conhecimento a 28,5 mil especializandos (profissionais das equipes de APS e equipes gestoras dos 399 municípios e das 22 Regionais de Saúde do Estado).

Com isso, a sociedade terá: Planos Municipais de APS e Plano de investimentos em APS elaborados, serviços de APS estruturados e eficientes, melhora nos indicadores materno-infantis, redução de internações por condições sensíveis a APS e redução de complicações dos agravos cardiovasculares.

*Informações retiradas do site da Secretaria de Saúde do estado do Paraná

Prefeitura Municipal


Arapoti