Arapoti recebe seminário sobre Educação Especial

Educação - Terça-feira, 18 de Outubro de 2011


Arapoti recebe seminário sobre Educação Especial

O I Seminário de Educação Especial, que aconteceu em Arapoti nos dias 13 e 14 de outubro foi uma iniciativa do Núcleo Regional de Educação de Wenceslau Braz. O intuito foi mostrar aos professores da região que atitudes simples podem facilitar a inclusão do aluno com deficiência no ensino regular.

Renata Quani, técnica pedagógica responsável pela educação especial no Núcleo Regional de Educação de Wenceslau Braz, fala que a iniciativa surgiu a partir da reclamação e da resistência de alguns professores em trabalharem com alunos com necessidades pedagógicas especiais. â??Eles reclamam muito que não possuem formação específica, que não sabem como trabalhar. Então aqui estamos tentando mostrar a eles técnicas alternativas para o trabalho em sala de aulaâ?, coloca.

Durante os dois dias de Seminário foram trabalhados deficiência auditiva, visual e intelectual. A Drª. Zélia Maria Marochi falou sobre os desafios da inclusão e da necessidade de se promover uma educação de qualidade para todos; o Professor Jefferson Diego de Jesus, que é surdo profundo, mostrou como os surdos entendem a sociedade e procurou motivar o aprendizado da Libras (Língua Brasileira de Sinais); As professoras Maria José Gregui e Maira de Lourdes Zuchi falaram sobre a inclusão do aluno cego e formas de facilitar sua aprendizagem; e o professor João Carlos de Barros explicou a importância da avaliação no contexto escolar, sempre levando em conta as particularidades de cada aluno.

De acordo com Julimari Teixeira Prado, também técnica pedagógica responsável pela educação especial no Núcleo Regional de Educação de Wenceslau Braz, esse tipo de capacitação é extremamente necessária, visto que os alunos com necessidades especiais já estão nas salas de aula. â??Não temos como fugir da inclusão, ela está aí. E embora muitos professores achem que somente as escolas especiais podem trabalhar com esses alunos, eles estão percebendo que não é bem assim. Que com a mudança de algumas atitudes simples eles também podemâ?, complementa.

O Secretário Municipal de Educação, Luiz Onofre Louzada, se diz muito feliz por Arapoti receber este primeiro Seminário. â??Ã? uma preocupação do município a inclusão desses alunos especiais, e o encontro serviu como uma forma muito legal de interação e troca de informação entre os municípios que o Núcleo abrangeâ?.

Luiz Onofre ainda lembra que é necessário acompanhar as mudanças que estão acontecendo na área da inclusão. â??Uma nova era da educação vem por aí, e a inclusão é uma das responsáveis por isso, por fazer esse papel de transformação dos professoresâ?, complementa Renata. A técnica também coloca que o Núcleo pretende realizar mais seminários do gênero, cada vez abrangendo um assunto diferente.

Prefeitura Municipal


Arapoti