Entidades, trabalhadores, usuários da assistência social e representantes do poder público estiveram presentes na 8ª Conferência Municipal de Assistência Social para discutir formas de aprimorar a gestão do SUAS (Sistema único de Assistência Social) e valorizar os profissionais da área.
Como resultado dos trabalhos, foram aprovadas propostas referentes aos temas: Descentralização e territorialização dos atendimentos do SUAS; Trabalho em rede entre as secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde; Divulgação dos benefÃcios, programas e projetos já existente; Formação continuada para quem atua na polÃtica de assistência social; Ampliação e divulgação das reuniões do Conselho de Assistência Social, viabilizando maior participação popular.
O evento também contou com a presença da palestrante Edsonia Marcelino, mestre em PolÃtica e Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ela falou sobre a assistência social como um direito do cidadão e sobre a importância da participação popular na Conferência. â??Aqui é onde a sociedade civil organizada pode entender um pouco mais o papel que a polÃtica pública de assistência social deve desempenhar no municÃpioâ?.
De acordo com Osicléia Carneiro, chefe da Divisão de Assistência Familiar, a participação dos presentes foi satisfatória, principalmente dos usuários. â??Eles colocaram boas propostas, e o mais importante, propostas viáveisâ?. As discussões agora serão levadas para a Conferência Regional de Assistência Social, que acontece em setembro.
A Conferência Municipal aconteceu no último dia 05, e foi uma realização da Secretarias e do Conselho Municipal de Assistência Social.
Arapoti