â??Antes os adultos se reuniam e discutiam os possÃveis interesses da juventude, agora são os próprios jovens falando sobre seus desejos e ideaisâ?. Ã? assim que o presidente do Conselho Tutelar de Arapoti, Jean Carlos Klichowski, define a 2ª Conferência Municipal da Juventude, que acontece na quarta-feira (17), à s 13h, no Centro Administrativo Municipal.
As propostas que serão discutidas foram elencadas nas Pré-conferências, que aconteceram em todas as escolas publicas e particulares do municÃpio com Ensino Médio. Entre as sugestões dos jovens estão o Programa Jovem Aprendiz, escolinhas esportivas, programas culturais nos bairros, segurança pública nos espaços de lazer e cursos técnicos e profissionalizantes.
Terão direito a voz somente os representantes eleitos por cada escola, mas todos estão convidados a participar como ouvintes. As discussões terão cinco eixos norteadores: Direito ao desenvolvimento integral, ao território, à experimentação e qualidade de vida, à diversidade e à vida segura, à participação. As propostas que forem aceitas serão levadas para a Conferência Estadual da Juventude, em Maringá, pelos delegados que serão eleitos também no dia 17.
Arapoti