Pacientes insulino dependentes de Arapoti tiveram ontem (12) a tarde uma palestra sobre diabetes e o uso da insulina. Ela foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e ministrada pela farmacêutica Josélia Daher de Melo, que de maneira dinâmica e didática explicou o que a deficiência de insulina pode causar e como ela age no organismo, além das formas de aplicação da mesma.
De acordo com a responsável técnica da farmácia municipal, Xênia Dalzoto, a palestra foi idealizada a partir da constatação de casos de amputação e problemas de visão em pacientes diabéticos na cidade. â??Já que eles têm acesso à insulina deduzimos que o problema deve ser na informaçãoâ?, complementa. Josélia ainda coloca que é preciso saber usar corretamente a insulina para que o tratamento tenha o efeito esperado. â??Hoje estamos tentando ensiná-los como usar da melhor forma possÃvel a ferramenta que eles recebemâ?.
Segundo a farmacêutica, toda doença crônica implica num cuidado contÃnuo, o que faz com que com o passar do tempo muitos pacientes cansem ou desistam do tratamento. â??Ã? justamente para tentar corrigir isto e manter a qualidade de vida desses pacientes que estamos fazendo essa palestra hojeâ?, coloca Josélia
Como o clima era de descontração, os pacientes sentiram-se à vontade para contar suas experiências e tirar dúvidas. â??Tem pacientes que usam insulina há mais de 20 anos e ainda cometem erros, então é essa participação que faz com que dê sucessoâ?, afirma Josélia. Ainda de acordo com ela, com mais informação maiores são as condições desses pacientes questionarem seus médicos. â??Quanto mais instruÃda uma população mais saudável ela vai serâ?, conclui.
Arapoti