Cerca de 400 jovens com idade entre nove e 13 anos participaram da palestra realizada pelo Conselho Tutelar de Arapoti para lembrar o dia 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
De forma leve e descontraÃda, Claiton Siqueira, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), abriu o evento explicando o porquê da data: Há 38 anos, em Vitória no EspÃrito Santo, uma jovem de apenas oito anos foi espancada, violentada e assassinada.
Foi então a vez de Vanessa Brugnari, psicóloga que ministrou a palestra, tomar a atenção dos presentes. Ela explicou sobre diversos tipos de violências cometidas contra crianças e adolescentes, mas focou-se principalmente na sexual. â??Na pré adolescência eles estão na fase chave do abuso. Então falar pra eles é uma forma de prevençãoâ?. Vanessa também falou sobre a importância da denúncia, mostrando as diversas formas que se pode procurar ajuda e enfatizando a função do Conselho Tutelar nesses casos. â??Temos que quebrar o muro do silêncioâ?, ressalta a psicóloga.
Jean Carlos Klichowski, presidente do Conselho Tutelar de Arapoti, acredita que a palestra foi proveitosa. â??Sentimos que as crianças tinham muitas dúvidas em relação ao tema, mas a partir de agora elas podem também estar levando esse tema para casa e trabalhando com os familiares e amigosâ?. Ele ainda acrescentou que o Conselho, juntamente com a Faculdade de Arapoti (Fati), está elaborando uma palestra sobre o tema (abuso e exploração sexual infanto-juvenil) voltada para os adultos. Ela será ofertada aos alunos dos cursos de Pedagogia e Enfermagem, além dos professores das redes Municipal, Estadual e Particular de ensino
Arapoti