O nome mudou, mas a essência dos encontros continua a mesma: a de formar cada vez mais os professores para atuarem na rotina dentro das escolas. Na semana que antecedeu a volta à s aulas, na terça-feira (01), aconteceu a â??1ª Jornada da Educaçãoâ? com cinco palestras sobre assuntos da atualidade e que são fundamentais para o processo de aprendizagem dos alunos. 200 professores da Rede Municipal de Ensino participaram. A Preocupação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) com a capacitação dos profissionais de magistério é contÃnua, por isso ela acontece duas vezes por ano nos perÃodos em que os alunos estão em férias.
Grandes nomes da área educacional foram chamados para ministrar os encontros, todos doutores nas áreas de atuação. Na manhã da terça quem abriu a jornada foi Ilisabet Pradi Krames. Ela falou sobre a avaliação da competência de quem ensina. O assunto da tarde veio quase como complemento do primeiro. Ligia Klein levou aos mestres a importância de entender como se aprende para aprender como se ensina.
Chamar a atenção do estudante para o conhecimento. Este foi o objetivo da conversa que os professores de Arapoti tiveram com Denize Bernert, na manhã da quarta-feira (02). â??Como interagir com o aluno, conquistando-o para uma melhor aprendizagem â?? psicologia da sala de aulaâ? é o nome da palestra que passou dicas importantes neste contexto. A indisciplina em sala de aula foi o assunto do primeiro bate papo da tarde. Clay Brites mostrou como os professores devem trabalhar com essas situações sem que delas surjam grandes problemas.
A jornada da educação terminou com uma conversa sobre â??bullying', assunto mais que decorrente nas escolas. Gabriel Perissé falou sobre o tema e orientou a todos como administrar as ocorrências. â??O mais importante é o professor saber que este não é um assunto que ele tenha que tratar sozinho. Ã? uma gama de profissionais que têm que participar também, como psicólogo, por exemploâ?, disse o palestrante.
A equipe da Secretaria fez avaliação positiva da primeira capacitação deste ano. â??Os encontros decorreram totalmente dentro das nossas expectativas. Foram excelentes palestras, muito bem ministradas, mesmo. Os nossos professores gostaram muito e interagiram bastante também, o que nos mostra a vontade que sentem em se preparar constantemente para a vida com os alunosâ?, diz a responsável pelo setor administrativo da SMECE, Rosilda Maia. E complementa. â??Ã? que a relação professor/aluno não existe somente no âmbito do ensino, tem a relação interpessoal também. Por isso devemos tratar de assuntos relevantes a isso nas nossas capacitações. Certamente, esses professores voltarão à sala de aula nesta segunda (07) bem mais preparadosâ?, finaliza.
Nos dias 03 e 04 da semana da jornada, diretores escolares, orientadores e professores retornaram às escolas para fazer o planejamento anual de ensino, pelo qual decidem, por exemplo, datas de provas, de apresentações de trabalhos e de reuniões com os pais.
Arapoti