Agrinho Arapoti premia pela segunda vez

Educação - Segunda-feira, 08 de Novembro de 2010


Agrinho Arapoti premia pela segunda vez

A tarde da sexta-feira (05) foi de premiação no auditório do Centro Administrativo Municipal. � que terminou mais uma edição do programa Agrinho Arapoti, que contempla trabalhos de estudantes da cidade voltados ao meio ambiente e também à agricultura. Há dois anos Arapoti realiza a iniciativa local que surgiu com o objetivo de aumentar o número de trabalhos inscritos na edição estadual do Agrinho, já que o objetivo era de que os mesmos trabalhos apresentados no município fossem levados para o projeto fomentado pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR). Além disso, ganham com a edição municipal alunos e professores, já têm mais chances de vencer, mesmo que seja em nível de Arapoti. Na cidade os dois grandes provedores do Agrinho são o Sindicato Rural Patronal e a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte.

Perto de 100 pessoas estiveram presentes no evento de premiação na sexta. Foram 63 trabalhos desenvolvidos em sete categorias: â??Desenhoâ? para Pré e 1° ano, â??Redaçãoâ? para 2° e 3° anos, â??Redaçãoâ? para 4° ano e 4ª série, â??Redaçãoâ? de 5ª a 6ª séries, â??Redaçãoâ? para 7ª e 8ª séries, â??Experiência Pedagógicaâ? â?? voltada a trabalhos de orientação do professor para com alunos â?? e â??Escola Agrinhoâ? â?? quando toda a instituição se volta a um mesmo objetivo. Ao todo 23 projetos foram contemplados. O tema do programa neste ano foi â??Saber e Atuar para Transformar o Mundoâ?. Todas as escolas municipais, estaduais e particulares puderam participar.

A categoria â??Escola Agrinhoâ? premiou o primeiro lugar apenas, todas as demais contemplaram até a segunda colocação. Entre os prêmios estiveram celulares, bicicletas, aparelhos de som, microondas e netbooks.

O estudante do Colégio SESPP, Igor Augusto Sampaio, levou o primeiro lugar da categoria â??Redaçãoâ? para 7ª e 8ª séries. Com o título â??Planeta Conscienteâ? ele escreveu sobre ações que o homem deve desenvolver para salvar o mundo. Já na categoria â??Experiência Pedagógicaâ? quem levou a primeira colocação foi a professora Erika de Castro Coimbra, que desenvolveu uma iniciativa de reciclagem. â??Envolvemos toda a escola para que nos trouxessem os materiais recicláveis, inclusive o óleo de cozinha velho que transformamos em pedras de sabão que foram distribuídos na comunidade em que nossa escola está localizada. Os demais materiais viraram brinquedos e objetos como porta lápisâ?, conta.

O prefeito, Luiz Fernando De Masi, falou na ocasião sobre a satisfação que tem ao promover junto do Sindicato Rural a edição municipal do Agrinho. â??Essas ações realizadas por professores e alunos são para melhorar a qualidade de vida de nossa cidade. São com exemplos como estes que poderemos melhorar também o nosso planeta. E para conseguirmos isso, os nossos estudantes são peças fundamentais. Eu acredito que é a educação a grande responsável por mudar o conceito de vida em nossas crianças para que, no futuro, se tenha um planeta sem agressões ambientais. Ã? por isso que investimos no Agrinho, um programa que se preocupa com essas questões, e melhor, desenvolve os projetos com os alunos. Nossa cidade é pioneira em fazer a edição municipal e continuaremos com ela com certezaâ?.

Na opinião do presidente do sindicato, Dirceu Antônio Osmarini, Arapoti está empenhada em investir agora para melhorar o meio ambiente de amanhã. â??Temos em nossa cidade um poder público e também empresas dispostos trabalhar de forma positiva no setor rural e também no ecossistema. O que vemos aqui nada mais são do que atitudes que se transformaram em projetos. E com esta parceria com a Prefeitura por meio do Agrinho, não tenho dúvidas, a cidade só tem a ganharâ?.

Novidade no Agrinho Arapoti deste ano foi a elaboração de uma revista que mostra os projetos desenvolvidos. Nela estão fotos e descrições de cada iniciativa. Ela também convida toda a sociedade a participar dos trabalhos dos alunos, seja levando as ideias para casa ou atuando na própria escola. â??Foram cinco mil exemplares distribuídos por toda a cidade. Esperamos que, com isso, as pessoas realmente se interessem pelos projetos e os disseminem cada vez maisâ?, diz o secretário de Educação, Luiz Onofre Louzada.

Entre as autoridades também estiveram presentes o vice prefeito, Edson Santos, o chefe de gabinete, Daniel Pereira de Azevedo, os secretários municipais Elier Gabriel de Oliveira, de Contabilidade; Nalinle Romero, de Assistência Social; Eduardo Chaowiche, de Desenvolvimento Econômico; Sebastião Mesquita, de Agrícola; os vereadores, Juarez Antônio Wollz, Rosi Rogenski, Zico Penna e o representante do SENAR-PR, Eduardo de Oliveira.

Prefeitura Municipal


Arapoti