Arapoti comemora Dia do Idoso com várias atividades

Educação - Quarta-feira, 29 de Setembro de 2010


Arapoti comemora Dia do Idoso com várias atividades

Arapoti comemora todos os anos o Dia Internacional do Idoso, oficialmente celebrado em 01 de outubro. Em 2010 as atividades alusivas ao dia aconteceram em 29 de setembro â?? quarta-feira â?? e reuniram os integrantes do grupo da terceira idade Nossa Senhora Aparecida e diversos convidados. Uma caminhada pelas principais ruas do Centro da cidade abriu a programação. A Secretaria Municipal de Saúde deu apoio aos participantes com ambulância. A alegria marcou presença durante todo o percurso. Um carro de som levou um narrador que falou sobre direitos dos idosos, o estatuto e convidou todas as pessoas com mais de 60 anos de idade a integrarem o grupo.

Assim que a caminhada terminou, no Centro de Convivência do Idoso, da Secretaria Municipal de Assistência Social, todos se dirigiram ao clube de campo Nhandejara onde assistiram a apresentações artísticas de escolas da rede pública e privada do município. Em seguida foi servido o almoço que contou com autoridades municipais. � tarde as atividades se voltaram a sorteios de brindes e também a uma missa em ação de graças aos idosos, rezada pelo padre César, da Paróquia São João Batista.

O grupo

â??Nosso grupo da terceira idade desenvolve uma série de atividades. A semana é bem cheia. Temos reuniões todas as quartas-feiras com palestras nas áreas de educação, saúde, esporte e lazer. Temos baile da melhor idade, turmas em cursos de artesanato pelo Provopar, fazemos atividades físicas como caminhadas, temos ainda almoços, lanches, bingos. O idoso que ingressa conosco só tem a ganhar. Não são poucos os que dizem que voltaram a viver depois que passaram a fazer parte do grupo. Nossa terceira idade está sempre ativa em Arapotiâ?, conta a coordenadora, Clara Izabel dos Santos.

A cidade possui um dos grupos da terceira idade mais dinâmicos da região. O Nossa Senhora Aparecida atende a 150 pessoas na área urbana e a 120 idosos nos distritos e localidades rurais. Esporte e lazer são prioridades no grupo. Na Academia da 3ª Idade Vó Belinha eles cuidam da saúde todas as terças-feiras pela manhã. João Teodoro Batista tem 75 anos e por muitos anos tomou remédio para aliviar dores musculares e nos ossos. â??Minha vida mudou quando entrei para o grupo de idosos. Essa academia é uma beleza. Por muitas vezes tive de levantar de madrugada para tomar injeção para dor. A prática de exercícios físicos nessa academia me livrou disso. Hoje não tenho mais dor algumaâ?, comemora.

Jogos de vôlei, às quintas-feiras, no Ginásio de Esportes Chapelão, também fazem parte da rotina. â??Participar do grupo é maravilhoso. Nos exercitamos bastante como nos jogos de vôlei, conhecemos novas pessoas, fazemos amigos. A verdade é que reencontramos a vida no grupoâ?, declara a aposentada, Maria Aparecida Guedes Souza, de 67 anos.

Caminhadas, academia, jogos de vôlei. Os idosos demonstram gostar de tudo isso, mas certamente, para eles, nenhuma dessas opções é tão divertida quanto o baile que acontece a cada 15 dias. No salão eles exercitam o corpo e a mente com a dança. â??Fui ao médico certa vez e ele me perguntou o que eu fazia para me manter em tão boa forma. Aí eu disse para ele que dançava no bailão da terceira idade. Ele sorriu e me disse para continuar, porque este tipo de baile é uma terapiaâ?, diz o aposentado Aparecido Xavier, que está há 11 anos no grupo.

O grupo conta com integrantes também nos distritos de Calógeras, Cerrado das Cinzas e nas vilas rurais Capão Bonito e Caratuva.

Prefeitura Municipal


Arapoti