Mais de 200 rapazes de Arapoti que completaram ou completarão 18 anos de idade em 2010 foram dispensados da incorporação no serviço militar â?? Exército, Marinha ou Aeronáutica, na tarde da quarta-feira (22). A solenidade aconteceu na quadra esportiva da sede do Programa de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Arapoti (Pacaa), também conhecido por Guarda Mirim. A 24ª Delegacia do Serviço Militar (DSM) de Ponta Grossa, em parceria com a Junta de Serviço Militar (JSM) de Arapoti, promoveram o ato cÃvico que contou com a presença de autoridades municipais e familiares dos jovens. A Banda da Guarda Mirim participou do momento entoando os hinos patrióticos. Todo indivÃduo do sexo masculino, no ano em que completa 18 anos de idade, é obrigado a se alistar na Junta do Serviço Militar mais próxima de sua residência, de janeiro a abril.
O Certificado de Dispensa de Incorporação, emitido pelo Ministério da Defesa, não foi entregue no dia. De acordo com a 24ª DSM, todos os jovens dispensados têm de procurar a Junta do municÃpio no dia 20 de agosto para retirá-lo. â??Este documento que vocês vão receber é de suma importância, vai auxiliar muito na vida de cada um, especialmente na procura por um emprego. Mas servirá também para quando forem prestar um vestibular ou retirar o passaporte, por exemplo. Ele é uma identidade valiosa na vida de vocês, já que demonstra o ato de civismo que tiveram, mesmo sendo dispensadosâ?, discursou o prefeito e presidente da JSM da cidade, Luiz Fernando De Masi.
O delegado da 24ª DSM, 1° tenente Mário da Cruz Raposo, explicou os motivos de se fazer todos os anos o alistamento militar, por mais que o Brasil não viva há anos situações de guerra. â??A importância disso é que todo paÃs soberano precisa estar sempre muito bem preparado para defender sua terra e sua gente. Mas também, a nação tem que ajudar a si mesma e a outros paÃses nos momentos difÃceis como calamidades públicas: enchentes, desmoronamentos. Por isso, se torna fundamental que o jovem venha prestar o serviço militar, nem que seja somente na sua apresentação para dispensa, pois é neste momento que termos o conhecimento de nossos deveres para com a pátriaâ?.
João Paulo de Lara concorda com o que diz o delegado. Ele esteve entre os jovens que foram dispensados este ano. â??Por mais que o Brasil não tenha tido conflitos nos últimos tempos, é bom estarmos preparados. Sei que de hoje até os meus 45 anos, tenho que estar de sobreaviso, pois podem me chamar para missõesâ?.
Paulo Marcelo Gonçalves, que também foi dispensado, está se preparando para fazer o exame da Escola dos Sargentos das Armas. Trata-se de um concurso público para entrar na carreira militar. â??Eu gostaria de ter me alistado, mas por estar em Arapoti isso não foi possÃvel. Por isso encontrei este outro meio de ingressar na vida militar, passando na provaâ?. Para fazer o exame é necessário ter 18 anos completos. O teste será aplicado no dia 15 de novembro próximo na cidade de Três Corações, em Minas Gerais. â??Ã? como se fosse uma faculdade. São quatro anos de curso. Mas é o que quero: sair de lá sargento do Exército e trabalhar para onde me mandaremâ?, conclui.
Além do prefeito e do delegado da 24ª DSM, estiveram presentes na solenidade as seguintes autoridades do municÃpio: secretário de Educação, Cultura e Esporte, Luiz Onofre Louzada; sub-tenente da PolÃcia Militar de Arapoti, Edival José Prestes; diretora da Guarda Mirim, Zoraide Fernandes, juiz de Paz, Rubens Gouveia; cartorário de notas e protestos, João Batista Alves; e o maestro da banda da Guarda Mirim, Samuel de Souza.
Arapoti