Iniciativa vinda de uma instituição de ensino particular da cidade beneficiou 29 famÃlias do Distrito de Calógeras na semana em que as temperaturas despencaram em todo Paraná. Nos últimos dias o clima médio em Arapoti ficou por volta dos 10°, mas a sensação térmica foi de bem menos. Uma boa hora, então, que o Colégio Positivo escolheu para entregar 500 peças de agasalhos angariados em uma campanha interna entre os estudantes. A ideia veio de dentro da sala de aula, quando o material didático das turmas de 2° ano do Ensino Fundamental propôs a realização de uma ação do gênero. Duas turmas tomaram a frente de tudo e envolveram o restante dos alunos da escola, que chegam a 350. Durante um mês e meio, as crianças e adolescentes recolheram os donativos como calçados, blusas, calças e camisetas.
Parte do que foi arrecadado no colégio já havia sido entregue no mês passado para a Campanha do Agasalho 2010 de Arapoti, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar). Mas o objetivo, de acordo com as apostilas, era escolher uma comunidade ou instituição para fazer uma doação isolada. Foi aà que as professoras e a direção do colégio resolveram entregar o restante para famÃlias que necessitam de doações em Calógeras.
â??Aqui em nosso distrito temos muitas famÃlias que realmente precisam deste tipo de ajuda. Para a entrega das peças arrecadadas pelo Positivo escolhemos 29 delas, que em sua maioria são de bóias friasâ?, conta a coordenadora de atendimento social do Centro Municipal de Assistência Social de Calógeras, Marina Gouveia Aguiar. De acordo com ela, algumas dessas famÃlias não puderam comparecer à entrega da Campanha do Agasalho 2010, com isso, esta foi a primeira ajuda que receberam neste inverno.
30 estudantes das duas turmas de 2° ano do Positivo foram até ao distrito, localizado há 20 quilômetros do centro urbano de Arapoti, na tarde da sexta-feira (16). â??A entrega do material coletado pelas próprias crianças fazia parte do trabalho proposto pelo material didático, para que elas realmente sentissem como é fazer uma doação a quem precisaâ?, declara a coordenadora do Ensino Infantil até 4ª Série da escola, Suelena Possatto.
â??Eu achei muito legal participar dessa campanha porque é bom ajudar as pessoas. Aqui eu vi que um monte de gente precisa da nossa ajuda. Eu consegui uma sacolada de roupa em casa, minha mãe me ajudou e eu fiquei felizâ?, diz a pequena Ana Clara Cruz, do 2° Ano A.
Na famÃlia de Valdicléia da Silva Ferreira são cinco pessoas e apenas o marido trabalha. Ela diz que a doação do Positivo veio como um reforço inesperado para a época mais fria do ano. â??Essas roupas aqui vieram em boa hora mesmo, a gente nem esperava. Essa semana foi a mais fria do ano aqui na nossa cidade, então é uma ótima ajuda para a gente. Vai ajudar bastante a minha famÃlia, até porque eu tenho gêmeos e eles precisam de roupas sempre porque o crescimento é muito rápidoâ?.
O Centro Municipal de Assistência Social de Calógeras, em nome do Provopar Arapoti, preparou pipoca, distribuiu pirulitos e kits escolares para os alunos do Positivo como forma de agradecimento pela ação.
Arapoti