Na noite desta segunda-feira (5) 156 novas pessoas receberam certificados de conclusão de curso no programa Paraná Alfabetizado, do Governo do Estado. São alunos que atenderam ao quinto chamamento, que aconteceu em novembro do ano passado. Em oito meses eles aprenderam a ler e escrever, além de terem tido experiência interpessoal em sala de aula, ação também preconizada pelos dirigentes. O grupo de coordenação da iniciativa no municÃpio resolveu realizar o evento de formatura desta vez por conta do grande número de turmas que concluÃram o curso ao mesmo tempo: 15. De acordo com eles é uma forma de valorizar não somente os alunos, mas também os alfabetizadores. O local escolhido para a solenidade foi o Centro Administrativo Municipal.
â??Ã? por demais gratificante participar deste momento. Sei que estes formandos são pessoas que tiveram de deixar suas casas, famÃlias, momentos de lazer e descanso para voltar ou ir pela primeira vez a uma sala de aula. Reconhecemos o esforço de todos, que fez com que Arapoti se tornasse um dos municÃpios do Paraná que melhor trabalhou o programa e está próximo de erradicar o analfabetismoâ?, discursou a assistente de chefia do Núcleo Regional de Educação de Wenceslau Braz, Suzana Aparecida de Souza.
A conquista do selo de "Território Livre do Analfabetismo", entregue até agora a 30 cidades paranaenses pelo governo estadual, é algo que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Arapoti está prestes a alcançar. Segundo o secretário da pasta, Luiz Onofre Gmunder Louzada, com estes novos formandos do Paraná Alfabetizado isso já será possÃvel. â??Precisamos que eles se matriculem, agora, no Ensino de Jovens e Adultos, o EJA. Lá eles darão continuidade aos estudos. E nós, automaticamente, poderemos contatar o Estado e dizer que alcançamos a meta para receber o seloâ?, declara.
Hoje Arapoti tem uma população estimada em 26 mil pessoas â?? Senso/2005 â?? e para conseguir o selo, o municÃpio pode ter apenas 4% de pessoas analfabetas. A partir do momento em que a cidade tiver menos de mil pessoas nessa situação, o que corresponde a teste percentual, ela poderá receber a condecoração. â??Ã? o que vai acontecer logo, se não agora com a matrÃcula desses formandos, em breve com outros. Precisamos de cerca de 150 novas matrÃculas no EJAâ?, complementa Louzada.
E para ingressar na instituição é fácil. A diretora do EJA, Néia Mesquita, explica como. â??Basta esses alunos comparecerem à nossa escola e apresentarem o encaminhamento do Paraná Alfabetizado para a matrÃcula, documento que todos eles recebem no ato de formatura. No mesmo momento já entram em alguma de nossas turmas e dão continuidade no aprendizadoâ?. Ela conta que lá o aluno precisa cumprir 1.200 horas de aula em dois anos, divididas em quatro etapas. â??Mas existem aqueles estudantes que avançam de forma bastante rápida, aà é preciso fazer uma reclassificação dele e o avançar para o Ensino Fundamental, de 5ª a 8ª sérieâ?, indica. O EJA de Arapoti tem hoje 360 alunos.
â??Nós que estamos à frente do Paraná Alfabetizado sabemos da importância do apoio da Prefeitura no programa. E aqui na cidade temos a total ajuda que precisamos. A Secretaria de Educação proporciona transporte escolar, merenda e reforço no material didáticoâ?, agradece a coordenadora, Nilva Quirino Kubaski.
Evanize Gomes Benedito, de 18 anos, teve de largar o 2º ano do Ensino Fundamental por conta do trabalho. â??Tinha que ajudar em casa e me sustentar, por isso deixei a escola. Nunca mais tinha pensado em voltar a estudar, pois tinha vergonha da minha idade. Mas agora consegui um emprego e necessito muito da alfabetização, por isso procurei o Paraná Alfabetizado e hoje estou formada. Eu quero muito continuar os estudosâ?, conta.
Paraná Alfabetizado
Toda e qualquer pessoa pode ter acesso ao Paraná Alfabetizado, que funciona desde agosto de 2004. O programa é feito em parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Educação e Cultura. Até o final do ano o Paraná pretende estar livre do analfabetismo. Em Arapoti mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte pelo fone (43) 3557-1356.
Arapoti