Depois de pouco mais de um mês de campanha, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) entregaram, na tarde da segunda-feira (21), as roupas arrecadadas este ano na Campanha do Agasalho â??Doe Calor, Ganhe Amorâ?. Cerca de dez mil peças foram angariadas junto à comunidade. Somente a indústria papeleira Stora Enso, com filial na cidade, doou 172 agasalhos de moletom, confeccionados especialmente para este fim. A Cooperativa Agroindustrial (CAPAL) entregou 200 cobertores novos, assim como o Supermercado Corsini, que ofereceu outros 10. As cerca de 700 famÃlias cadastradas pelos agentes comunitários de saúde se concentraram desde cedo na Feira do Produtor, localizada no Centro da cidade, para garantir os primeiros lugares na fila.
A distribuição de roupas, calçados e cobertores aconteceu da seguinte forma: as pessoas foram divididas em fileiras de acordo com a Unidade de Saúde que pertencem. A partir daÃ, foram liberados grupos de pessoas de cada fila, simultaneamente, para que pudessem escolher os produtos que queriam levar para casa. â??Fizemos desta forma para ficar mais organizado e dar chances iguais de escolha para as pessoasâ?, comenta a coordenadora do CRAS, Osicléia Carneiro.
De acordo com a secretária da SMAS, Nalinle Romero, a ajuda à s pessoas menos favorecidas do municÃpio é essencial. â??Muitas dessas famÃlias realmente não tem o que vestir no inverno, nem o que calçar. Ã? por este motivo que todos os anos realizamos esta campanha, precisamos ajudar essas famÃliasâ?. Ela diz que o subsÃdio dos parceiros na doação das peças, além da comunidade, é sempre bem vindo. â??Temos muito que agradecer à Stora Enso, a CAPAL, ao Supermercado Corsini e outros apoiadores que nos auxiliam e complementam o material que doamos a essas pessoas. Agradecemos especialmente as doações de agasalhos e cobertores, que são produtos mais caros e que essas pessoas geralmente não têm condições de comprarâ?.
Ela lembra também da gincana que acontece todos os anos entre as instituições de ensino da cidade. â??A competição serve para alavancar a nossa arrecadação. Todos os estudantes de nossa cidade se unem para participar. Com isso, temos milhares de peças de vestuário todos os anos. Com a ação ganham as famÃlias necessitadas e as três escolas que mais arrecadam, já que sempre são presenteadas com equipamentos de informática, por exemplo, pelo Provoparâ?.
Os organizadores ainda não sabem quais escolas foram as ganhadoras deste ano. Uma comissão vai avaliar os números dispostos em relatórios enviados por cada instituição. Somente após isso é que elas serão anunciadas e poderão escolher o que querem receber como prêmio, o que deve acontecer nos próximos dias.
Maria dos Anjos de Souza está com o marido acamado após ter tido um derrame há alguns meses. Possui três filhos, mas apenas um deles trabalha. Segundo ela, diante desta situação, receber a ajuda da campanha do agasalho é de fundamental importância para a sua famÃlia. â??Aproveitei para pegar roupas e sapatos para todos lá de casa. Eu participo todos os anos desta iniciativa que, para mim, é muito válida, já que nem sempre podemos comprar roupas novas. Sou muito agradecida à Prefeitura por nos proporcionar este bazar gratuitoâ?.
Arapoti