A 57ª edição dos Jogos Colegiais do Paraná (Jocops) terminou no último fim de semana. Arapoti seguiu na competição, por meio de instituições públicas e particulares, em várias fases em modalidades como vôlei, vôlei de praia, xadrez, handebol, futebol de campo, arremesso de peso, tênis de mesa. Mas foi no futsal que a cidade teve a melhor colocação. Dentre as cinco mil equipes inscritas no Jocops 2010 para o futebol de salão, Arapoti está entre as duas melhores do estado, por meio do time do Colégio Positivo. Jogo final no sábado (05) â?? na cidade de Ibiporã, no Ginásio Munhecão â?? contra o Opet Bom Retiro, de Curitiba, definiu a colocação em que a escola ficou em segundo lugar na categoria Masculino B. A prata foi conquistada com muito esforço por parte de jogadores e técnico, que tiveram de conciliar por três meses as aulas no colégio com as viagens para as partidas. A equipe garante que valeu o empenho.
De acordo com o técnico do Positivo, Josiel Gonçalves Cardoso, o jogo de sábado, que teve inÃcio à s 11 horas, foi bastante acirrado. Enquanto um dos times saÃa na frente o outro logo empatava. Foi assim até os últimos 30 segundos da partida quando o placar estava em 4 x 4 e o Opet marcou mais um e ficou em primeiro lugar: 5 X 4. â??No segundo tempo nós voltamos um pouco desatentos, talvez por isso tenhamos levado mais este gol. Mas independente disso conseguimos uma excelente colocação no Jocops, o que deixa Arapoti em evidência também no esporteâ?, diz. Ele acha que estar entre os dois melhores do Paraná representa muito para a escola. â??Estamos sendo parabenizados por todos. Nunca ninguém da cidade chegou tão longe nesses jogos. Estamos orgulhososâ?.
No sábado à noite, quando o time chegou a Arapoti, uma carreata conduzida pelo Corpo de Bombeiros passeou pela cidade apresentando o time e exibindo as medalhas e troféu. Já na noite da segunda-feira (07) toda a equipe foi recepcionada para homenagem na Câmara de Vereadores. â??Preparamos uma moção de aplausos como forma de reconhecer o trabalho desempenhado por estes jovens, que deixou toda a cidade muito felizâ?, disse o vereador Silvio Lara, que também entregou placa de honraria à direção da instituição. Todos os vereadores proferiram palavras de parabenização e, em geral, indicaram aos estudantes a continuação nos estudos para se tornarem esportistas cada vez melhores, já que acreditam que a educação é a base para tudo na vida.
Na quarta-feira (09) o prefeito, Luiz Fernando De Masi, juntamente da equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE), recepcionou técnico e jogadores num café da manhã. â??Estamos muito satisfeitos com o resultado que os alunos do Positivo nos trouxeram no Jocops. Os meninos tiveram garra e passaram por grandes cidades, algumas famosas por possuÃrem grandes times de futsalâ?. A direção da escola aproveitou para fazer a entrega simbólica do troféu ao prefeito.
â??Agradeço muito à Prefeitura que durante todo este perÃodo em que participamos dos jogos nos disponibilizou o transporte. Somos gratos, em especial, à SMECE que nos deu todo o apoio necessário e ainda aos pais, que nos confiaram seus filhos para participarmos desta competiçãoâ?, declara o diretor do Positivo, Ivan Siqueira Filho.
Os garotos do Positivo têm preparação duas vezes na semana. Basicamente, os treinos são compostos por amistosos para que tudo seja o mais próximo da realidade que vão encontrar em quadra. Além disso, o comportamento fora dos ginásios e a alimentação são sempre controlados, nada de exageros. E é claro, o bom rendimento em sala de aula garante a vaga no time. Os jogadores são estudantes que têm de 12 a 14 anos de idade e estudam na 7ª e 8ª séries do ensino médio.
O time começará agora a se preparar para o Jocops 2011. â??O segundo lugar este ano nos credenciou já para a final da edição do ano que vem. Então temos que estar bem treinados e, quem sabe, desta vez trazer o ouro para Arapotiâ?, finaliza o técnico. Em todos os encontros do time com as autoridades municipais a enxadrista Jéssica Crismily Santos dos Reis foi lembrada por ter alcançado a fase final do Jocops no xadrez. Ela não conseguiu tÃtulo, mas seu desempenho mereceu o reconhecimento.
Arapoti