O que o municÃpio previu durante toda a quarta-feira (26) se confirmou já no inÃcio da manhã da quinta-feira (27). Arapoti venceu com folga a cidade mexicana de Nextlalpan no â??Dia do Desafioâ?? 2010, promovido no Brasil pelo Sistema Fecomércio (SESC, SENAC), prefeituras municipais e apoio da Rede Paranaense de Comunicação. Em Arapoti, foram ao todo 23.839 atividades contabilizadas, o que corresponde a 88,30% da população, estimada em cerca de 26 mil pessoas. Nextlalpan registrou 8.409 participações, 37,36% da população â?? equivalente a de Arapoti. Mesmo com o cancelamento de algumas atividades ao ar livre, por conta da previsão de mau tempo, a vontade de Arapoti ser campeã falou mais alto. O ginásio de Esportes Chapelão, que acabou concentrando a programação da Prefeitura, lotou do inÃcio da manhã à noite. Estudantes de toda a rede pública e privada participaram, além da comunidade. Mais que isso, equipes estratégicas do Departamento de Esportes estiveram nas empresas para exercitar colaboradores nas trocas de turnos desde à s 0h. Foi uma ação conjunta que resultou na vitória.
A cidade de Arapoti foi uma das primeiras a receber o resultado no Paraná, antes mesmo de ele ter sido lançado no site oficial do SESC. Esta foi a primeira vez que o municÃpio participou da iniciativa. Certamente, depois desta vitória, vai se tornar uma tradição a participação do municÃpio, até mesmo para dar continuidade no projeto de estimular a população a praticar exercÃcios fÃsicos. â??O municÃpio aderiu a esta iniciativa e nos saÃmos bem para uma primeira participação. Com certeza, isso vem a contribuir na prática de exercÃcios fÃsicos das pessoas da nossa cidade. Ã? um primeiro passo na conscientização da prática regular de esporte que deve ser de, no mÃnimo, 15 minutos consecutivos por diaâ?, comemora o colaborador do Departamento de Esportes de Arapoti, Thiago Reddin.
Para o representante do SESC, Jardel Aleixo, a participação de Arapoti surpreendeu todos os organizadores enquanto as prévias eram enviadas à central, em Curitiba. â??Geralmente, quando um municÃpio participante reúne escolas para o desafio, chegam cerca de 500 estudantes ao todo. Já aqui este número foi bem mais elevado. Somente no perÃodo da manhã tivemos mais de cinco mil alunos. Chegar no ginásio e ver todas essas pessoas nos animou bastante. Vimos que a cidade como um todo se envolveu por conta do planejamento antecipado da Prefeitura. Mais do que um desafio, foi uma festa muito grandeâ?, avalia.
60 coordenadores esportivos foram responsáveis por gerir as atividades durante o dia, foram alunos de magistério e professores da área de educação fÃsica. Cada equipe teve também um auditor. O prefeito, Luiz Fernando De Masi, deve receber nos próximos dias, na Capital, certificado que indica Arapoti como uma das cidades que mais realizou exercÃcios fÃsicos durante um dia.
Gislaine Cristina Ferreira, de 14 anos, foi uma das participantes do â??Dia do Desafioâ??. â??Tudo o que eu poderia praticar de esporte eu fiz. Corri, dancei, participei da corrida de saco, pulei corda, fui na cama elástica e até na piscina de bolinha entreiâ?, conta a sorridente estudante do 1° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Rui Barbosa. Ela, que já praticava esportes regularmente, diz que vai incentivar mais as amigas a acompanhá-la nos exercÃcios.
Arapoti