Já estão montadas as primeiras turmas para o curso de informática básica do telecentro da Prefeitura Municipal de Arapoti. A ideia das aulas surgiu por conta da necessidade de fazer a inclusão digital de pessoas que necessitam do computador, seja para estudo, trabalho ou mesmo lazer. E a procura foi grande de acordo com os organizadores. Já nas primeiras semanas em que as vagas foram anunciadas, grande parte delas foi preenchida. Estudantes do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) e idosos do Grupo da 3ª Idade Nossa Senhora Aparecida, foram os primeiros a se inscreverem. Ao todo são 60 vagas e ainda restam algumas em aberto. As aulas começam nesta segunda-feira (10).
A duração do curso é de quatro meses com aulas duas vezes na semana e ele é totalmente gratuito. As opções são segundas e quartas-feiras ou terças e quintas-feiras, ambos com vários horários durante o dia e nas segundas e terças também à noite. â??TÃnhamos que pensar naquelas pessoas que trabalham ou têm outros afazeres durante o dia, mas que também possuem o direito de participar do curso, por isso temos os horários de 18h30 à s 19h30 e das 19h30 à s 20h30â?, conta a instrutora, Simone Angelita dos Santos Sene. As sextas-feiras serão dedicadas para planejamento das aulas da instrutora, que informa: â??O curso é para as pessoas carentes e que não possuem nenhum conhecimento de informáticaâ?.
â??Nas aulas, eles vão aprender desde a ligar um computador até trabalhar com softwares como Word e Excel. Também passaremos noções de hardware como placa mãe e modelos de computadorâ?, explica. Ã? pauta ainda na apostila desenvolvida especialmente para essas aulas os males que o uso indevido do computador traz para a saúde. â??Numa sociedade como a que vivemos hoje, em que a tecnologia é cada vez mais essencial no dia a dia, é de suma importância as pessoas conhecerem os problemas que podem decorrer do mau uso desses equipamentosâ?, diz. O curso é dividido em módulos, um por mês, e ao final dele todos os alunos receberão certificados.
Quer participar?
Ainda restam vagas. As pessoas devem procurar o telecentro de segunda a quinta-feira â?? nas segundas e quartas das 15h à s 20h e nas terças e quintas das 8h30 à s 14h30 â?? para fazer a inscrição. Os requisitos são idade mÃnima de 13 anos, não ter nenhum conhecimento de informática e não possuir condições financeiras de pagar por um curso como este.
Nas segundas e quartas são duas vagas no horário das 15h30 à s 16h30 e uma vaga das 16h30 à s 17h30. Já nas terças e quintas são duas vagas em aberto no horário das 11h à s 12h e mais duas nas aulas das 14h30 à s 15h30. Quem não conseguir se inscrever para esta etapa pode procurar o telecentro mesmo assim para um pré-cadastro na próxima etapa que tem previsão de inÃcio em outubro.
Telecentro
O telecentro é um projeto do Ministério da Educação em parceria com as prefeituras. O de Arapoti conta com cerca de dez computadores e ajuda também na inserção de pessoas no mercado de trabalho. â??Este curso é para um primeiro contato com o mundo da informática. Nossa intenção é promover outros de nÃveis mais avançados e assim ajudar à quelas pessoas que necessitam disso para conseguir empregoâ?, diz o secretário de Educação da cidade, Luiz Onofre Gmunder Louzada.
O Telecentro da Prefeitura está localizado em sala anexa à Biblioteca Pública Municipal, mas possui dois acessos. Um deles é pela própria biblioteca na Rua dos Expedicionários e o outro pela Rua Telêmaco Carneiro, no Centro Comercial.
Arapoti