Dirceu Antônio Osmarini foi reeleito o presidente do Sindicato Rural Patronal de Arapoti nas eleições do dia 19 de março deste ano. Com o mandato consecutivo, ele quer continuar o fortalecimento da classe com diversos projetos, como os cursos de qualificação rural, que a entidade possui em parceria com órgãos estaduais e federais, como o Sistema Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). A organização tem por finalidade a defesa de interesses econômicos, polÃticos e sociais dos produtores da cidade. Na noite da sexta-feira (16), em evento no Centro Administrativo Municipal, Osmarini e os demais membros da diretoria, conselho fiscal e delegados tomaram posse. A nova equipe terá três anos para representar os demais sindicalizados â?? trênio 2010- 2013.
O resultado das últimas eleições confirma que as novas diretrizes adotadas pelos dirigentes do sindicato estão de acordo com os anseios dos empreendedores rurais do municÃpio. E o presidente reeleito reafirma a missão que norteia as ações da diretoria. â??Queremos capacitar os trabalhadores e produtores rurais para que o setor agropecuário seja cada vez mais eficiente e o seu trabalho pautado pela produtividade, consciência de seus deveres polÃticos e sociais, além de exercer uma agricultura sustentávelâ?, diz. Ele espera contar com a participação de todos os procutores ruarais para que em 2010, juntos, continuem atuando na melhoria e preservação do alto padrão do setor em Arapoti, assim como na defesa dos direitos e valorização do homem do campo. â??Este é o nosso compromisso com os produtores e com o futuroâ?, discursou.
Osmarini falou também sobre o Senar: â??Ã? aquele que nos traz conhecimento sobre o nosso ofÃcio. Nos últimos três anos passaram pelo nosso sindicato cerca de três mil pessoas por meio de cursos do SENAR â?? integrantes da agricultura familiar e funcionários de propriedades do campo. Todos foram capacitados para melhorar a gestão ruralâ?.
Durante o evento, um vÃdeo foi apresentado aos cerca de 40 presentes mostrando a agricultura de Arapoti, as atuações com soja, milho e demais sementes; granjas de suÃnos e de frangos; além da pecuária leiteira e os cursos de capaciatação rural promovidos via sindicato.
O diretor financeiro da FAEP, João Luiz Rodrigues Biscaia, é quem deu a posse à nova diretoria. â??Que seja uma gestão profÃcua. E tem todas as chances de ser por conta do perfil empreendedor que o seu presidente temâ?. Para Biscaia, a atuação feminina na administração da propriedade é fundamental. â??A mulher, por natureza, é mais organizada. Ela pode, por exemplo, arquivar de forma mais efetiva os documentos da propriedade. Temos na FAEP o programa â??Mulher Atualâ?? que é voltado para este público, ensina as formas em que elas podem trabalhar e ajudar a famÃliaâ?, comenta.
Segundo o prefeito, Luiz Fernando De Masi, o sindicato representa muito para o municÃpio, que tem grande parte das atividades voltadas para a agropecuária. â??Cerca de 30% da nossa arrecadação é oriunda deste setor, por isso ele é tão importantante para nós, para o desenvolvimento de nossa cidade. A Prefeitura é parceira da instituição e desejo também um bom mandato a todosâ?, disse De Masi.
O deputado federal, Abelardo Lupion, veio para Arapoti especialmente para acompanhar a cerimônia de posse. Durante seu discurso, destacou a atuação do presidente reeleito e também as caracterÃsticas da agropecuária da cidade. â??O Dirceu é bastante competente e merece ter mais uma gestão à frente do sindicato. Este municÃpio tem uma agricultura bastante peculiar e é grandiosamente beneficiado por duas cooperativas que fortalecem e impulsionam o setor: a Cooperativa Agroindustrial e a Cooperativa de Eletrificação Ruralâ?.
Entre as autoridades presentes também estiveram o vice-prefeito de Arapoti Edson Santos; o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Luiz Onoifre Gmunder Louzada; o presidente da Câmara de Vereadores, Ademir Aparecido Moreira e o vereador Juarez Antônio Wollz.
Formando profissionais do campo
O Sistema FAEP representa hoje cerca de 86 mil produtores rurais por meio de 180 sindicatos espalhados pelo estado. â??Nossa entidade norteia essas pessoas. Mostramos o que produzir em determinada região, quando plantar, vender e por quanto vender. Queremos sempre a melhora de vida do homem do campoâ?, diz o presidente financeiro da entidade. De acordo com Biscaia, são mais de 200 cursos ofertados pela FAEP e que estão à disposição de todos os sindicatos. â??Temos que ser profissionais no que fazemos, por isso proporcinamos estes tÃtulos de formaçãoâ?, complementa.
Uma das premissas da FAEP é ensinar o meio rural desde cedo para as crianças. Um exemplo disso é o Programa Agrinho, que envolve estudantes em projetos voltados ao campo. â??Ou seja, nossa linha de profissionalização começa já com os pequenosâ?, informa. Na cidade o Agrinho está prestes a começar e deve desenvolver um grande número de projetos este ano, de acordo com a Secretria de Educação, Cultura e Esporte.
Contribuição Previdenciária Rural
A cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato Rural Patronal de Arapoti também foi marcada por palestra sobre Funrural (Contribuição Previdenciária Rural). â??Ã? uma contribuição substitutiva da cota patronal do encargo previdenciário de 20%, mais o percentual de Riscos Ambientais do Trabalho de 3% dos produtores rurais, seja pessoa fÃsica, jurÃdica ou também empresas agroindustriaisâ?, diz o palestrante Klauss Dias Kuhnen, advogado da FAEP.
De acordo com ele, a contribuição que é feita ao SENAR pelo produtor não faz parte do Funrural, ainda que seja sobre o valor de comercialização da produção e recolhida da mesma Guia da Previdência Social. Ã? que segundo ele, ambas tem naturezas jurÃdicas diferentes.
Veja abaixo como ficou a composição da diretoria do Sindicato Rural Patronal de Arapoti para o triênio 2010 â??2013:
Dirceu Antonio Osmarini - diretor presidente
Lambert Jongsma - diretor vice-presidente
Mauricio José Fernandes Queiroz Teixeira - 1º secretário
João Prix Neto - 2º secretário
Evaldo Moacir Feldhaus - tesoureiro
Nerilda Aparecida Penna - 2º tesoureira
Albert Jan Kok - conselho fiscal
Américo Néia Baggio - conselho fiscal
José Carlos De Gouveia - conselho fiscal
Lourival De Jesus Penna - suplente conselho fiscal
Roberto Hamze Marmo - suplente conselho fiscal
Telemaco Carneiro Kluppel - suplente conselho fiscal
Dirceu Antonio Osmarini - delegado representante da Faep
Mauricio José Fernandes Queiroz Teixeira - suplente delegado representante
Arapoti