Baile da 3ª Idade promove diversão e interação com jovens

Educação - Segunda-feira, 19 de Abril de 2010


Baile da 3ª Idade promove diversão e interação com jovens

A sexta-feira (16) foi â??pra láâ?? de animada para dezenas de idosos do Grupo da 3ª Idade Nossa Senhora Aparecida, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Arapoti (SMAS). Ã? que o Clube de Campo Nhandeâ?? Jara sediu naquela noite o tradicinal Baile da 3ª Idade, que acontece uma vez por mês. De acordo com a cooredenadora do grupo, Clara Isabel dos Santos, esta é mais uma oportunidade â?? entre todas que o grupo proporciona â?? de essas pessoas se divertirem e espantarem a solidão e demais males que muitas vezes afetam esta faixa etária, como a depressão. Além disso, o evento ajuda na arrecadação de verba que é empregada em passeios como idas ao pesque-pague e viagens para conhecer outras cidades. Idosos com mais de 65 anos são isentos na entrada da festa e aqueles que têm idade abaixo disso pagam R$ 5.

O baile é embalado vezes por som ao vivo e outras por mêcanico, como aconteceu nesta última sexta. â??Contamos sempre com a boa vontade de quem entende deste meio, sejam duplas e conjuntos, ou até mesmo de operadores como o Gabriel Som, que é nosso parceiro e a quem agradecemos muitoâ?, conta a coordenadora. Clara está há 16 anos no comando do grupo e diz que é uma satisfação trabalhar com os idosos. â??Hoje temos 200 pessoas cadastradas na região urbana, distrito de Calógeras e nos bairros rurais Capão Bonito, Caratuva e Cerrado, mas estamos sempre abertos a novos adeptos. Será um prazer recebê-losâ?. Para o ingresso, basta a pessoa ter 50 anos ou mais e procurar pela coordenação na SMAS, localizada no Centro Administrativo Municipal ou pelo fone 3557-3338.

João Teodoro Batista tem 75 anos e, apesar da idade avançada, tem energia de sobra para dançar. â??Eu sou bastante ativo no grupo, participo de todas as atividades, mas confesso que o baile é minha paixão. Adoro tirar minhas amigas para dançar, nos divertimos muitoâ?, diz. De acordo com ele, sua vitalidade vem da academia que frequenta toda semana. â??Enquanto tiver forças, estarei nos salões de baileâ?.

Enga-se quem pensa que vai encontrar somente idosos neste baile, em específico. Muitos jovens vão acompanhar os pais e avós. E a ida até o local se dá também pela preferência por um evento como este. Ã? o caso do estudante Willian Ribeiro Mota, de 14 anos. â??Eu poderia estar com meus amigos, em algum barzinho da cidade, mas preferi vir ao baile. A música tocada aqui, gaúcha, me agrada mais. Adoro dançar e faço as senhoras rodarem o salão comigoâ?, diz sorrindo. â??Gosto ainda por causa da animação dessas pessoas, que é contagianteâ?, complementa.

Além de baile, estão na agenda de atividades do Grupo Nossa Senhora Aparecida exercícios físicos uma vez por semana na Academia da Terceira Idade Vó Belinha, cursos de artesanato em parceria com o Progama do Voluntariado Paranaense (Provopar Arapoti) e com a Casa da Cultura â?? Memorial Capão Boinito.

Prefeitura Municipal


Arapoti