Agora Arapoti também conta com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) â?? unidade pública da polÃtica de assistência social, de base municipal, e integrante ao Sistema Ã?nico de Assistência Social (SUAS), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A unidade da cidade está em fase de implantação, mas os serviços já estão sendo desempenhados. São prestações de serviços e programas sócio assistenciais de proteção básica à s pessoas e famÃlias que apresentam vulnerabilidade ou risco social. Além de desenvolver as atividades em sua área de abrangência, o CRAS prevê o que as equipes que nele trabalham chamam de â??atuação intersetorialâ?, que tem como objetivo potencializar a proteção social da população como um todo.
Todas as famÃlias que já eram cadastradas nos programas populares da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) automaticamente entraram no sistema do CRAS. â??Nós precisávamos de um centro de referência na cidade para receber os subsÃdios dos programas federais, como o Bolsa FamÃlia e o Programa de Atenção Integral à FamÃlia. Portanto, a implantação do CRAS foi uma recomendação que recebemos do Governo Federal e da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Paranáâ?, explica a secretária de Assistência Social, Nalinle Romero. Ela diz que os demais programas sociais disponÃveis em Arapoti, assim como a parceria com o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), continuam mantidos pelo municÃpio.
As pessoas que trabalham no CRAS, na chamada â??equipe de referênciaâ??, foram especialmente treinadas para gerir os programas existentes na entidade. â??Ã? um grupo de colaboradores da polÃtica de assistência social, que além da implementação de ações sociais, é responsável pela elaboração de serviços e projetos de proteção básicaâ?, afirma Nalinle. Segundo ela, as atividades são desenvolvidas sob sua orientação, já que a secretária é a gestora municipal do CRAS. Ainda de acordo com ela, a assistente social Osicléia Carneiro, é quem está coordenando o CRAS do municÃpio.
PAIF
O Programa de Atenção Integral à FamÃlia (PAIF) é um exemplo das ações básicas de proteção social do CRAS. Seu objetivo é atuar na acolhida, orientação e inserção de pessoas em serviços assistenciais â?? em conformidade com o que já era realizado em Arapoti pela SMAS.
â??O PAIF tem dentro de seus objetivos fortalecer vÃnculos familiares e comunitários, contribuir na prevenção e na administração de situações de vulnerabilidade e risco social, sempre visando a autonomia das pessoas atendidasâ?, finaliza Nalinle.
O CRAS de Arapoti funciona no prédio onde estava instalada a SMAS, na Rua Telêmaco Carneiro, n° 362 â?? Centro. A Secretaria, por sua vez, mudou para o Centro Administrativo Municipal (CAM), na Rua Ondina Bueno Siqueira, n° 180 â?? Centro CÃvico.
Arapoti