O Posto do Bombeiro Comunitário (PBC) de Arapoti realizou durante uma semana campanha para a arrecadação de donativos para as 12 famÃlias â?? cerca de 40 pessoas â?? do bairro rural Loteamento. A comunidade de lá perdeu a principal ponte de acesso durante as chuvas que assolaram o municÃpio no fim de janeiro. Segundo informações do PBC, o nÃvel do leito do Rio das Cinzas chegou, naquela região, a 12 metros de altura. Sete soldados participaram da entrega de dezenas de peças de vestuário, alimentos, cobertores e colchões.
De acordo com o sargento responsável pelo posto de Arapoti, Edmilson Máximo da Rosa, foi feita uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Como na região do loteamento o acesso é mais difÃcil, os bombeiros se apresentaram para atuar no auxÃlio daquelas pessoas, enquanto que a SMAS se voltou aos atendimentos urbanos â?? mesmo assim visitando frequentemente as localidades rurais com suas equipes. â??Lá no Loteamento precisamos de bote, fazer longas caminhadas, carregar peso, ou seja, exige um preparo fÃsico mais estruturado. E estamos prontos para issoâ?, diz.
A corporação dos bombeiros diz que toda a comunidade ajudou na doação dos Ãtens, inclusive entidades de classe. â??Agradecemos a todas essas pessoas que nos ajudaram nessa arrecadação, inclusive à queles que nos emprestaram bote e motor. Sem essa ajuda tudo ficaria muito mais difÃcilâ?, declara.
Ele ressalta que a atuação do bombeiro é imediata, por mais que neste caso tenham atuado também nos dias após aos acontecimentos. â??Nós participamos enquanto os fatos acontecem. Mas sabÃamos que esta era uma situação em que terÃamos de trabalhar por vários dias. E ficamos felizes em ver que dentro do nosso planejamento conseguimos alcançar as nossas metas. Pudemos contar com a comunidade que nos auxiliou e nos ajudou a minimizar os danos à s pessoas atingidasâ?, comemora.
Somente no Loteamento a corporação esteve por seis vezes para atendimento. Ainda segundo o sargento, lá existem duas pessoas enfermas e que necessitam de medicamentos constantes e cuidados médicos. Ele não descarta a possibilidade de mais um trabalho de campo para uma possÃvel recolocação dessas pessoas para o hospital, até que a ponte seja reconstruÃda.
Ponte Loteamento
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) estima que R$ 882,4 mil terão de ser empregados em reformas de pontes, drenagens em bairros urbanos e rurais. A ponte da localidade rural Loteamento recebeu ajuda proveniente do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). Foram pranchas e vigas de concreto. Para o local também está sendo feito orçamento para que a passagem seja ampliada e alargada, o que facilitará a vida de quem mora na região.
Arapoti