Com o calor, cuidados contra Dengue devem redobrar

Educação - Quinta-feira, 12 de Novembro de 2009


Com o calor, cuidados contra Dengue devem redobrar

Todos sabem que a Dengue deve ser combatida diariamente, inclusive nas épocas mais frias do ano. No entanto, é no calor que a doença mais se manifesta. Por conta disso, chegou a hora de aumentar ainda mais os cuidados básicos de prevenção. E é por este motivo que a Secretaria Municipal de Saúde de Arapoti, por meio da Vigilância em Saúde (VS) promoverá inúmeras ações nos próximos meses. Serão caminhada com estudantes da rede pública de ensino pela região central da cidade, carreata por todos os bairros e palestras em instituições de ensino, tudo com a presença do mosquito transmissor da doença: Aedes Aegypti. A ideia é apresentar o inseto e facilitar o reconhecimento pelas pessoas em casa.

No dia 14 de novembro vai acontecer no Paraná o â??Dia D Contra Dengueâ??. Em Arapoti, a partir das 9 horas, os agentes que combatem a doença e dezenas de colaboradores da Secretaria de Saúde vão percorrer a pé a região urbana da cidade distribuindo panfletos de orientação. Três folders diferentes formam o material a ser entregue. Dois trazem as orientações de combate, como não deixar a água parada. O terceiro material é voltado às crianças. â??Ele também é informativo, traz todas as dicas. Mas é um desenho feito para as crianças colorirem, ou seja, para aprenderem brincandoâ?, conta a responsável pelo setor de Epidemiologia, Alete Vornes Ribeiro. Para ela, de todas as ações que serão realizadas, as visitas domiciliares feitas corriqueiramente pelos agentes da Dengue são as mais eficazes. â??Ã? que nesses momentos existe o contato individual, verificando-se caso a casoâ?, detalha.

Alete avisa que a população pode e deve entrar em contato com a VS para sanar qualquer dúvida, seja de combate, prevenção, sintomas da doença. â??Nós estamos à inteira disposiçãoâ?, diz. A Secretaria Municipal de Saúde fica no Centro Administrativo Municipal, na Rua Ondina Bueno Siqueira â?? Centro Cívico. O telefone é o 3557-1139. Até o fim do verão ainda vão acontecer, em parceria com o Governo do Estado, ações como o â??Natal sem Dengueâ??, â??Carnaval sem Dengueâ?? e â??Páscoa sem Dengueâ??.

Como é o trabalho

Arapoti é dividida em sete áreas de controle da Dengue: vilas Romana e Funcionários, jardins Aratinga e Ceres, Centro, bairro Residencial e distrito de Calógeras. Hoje são três agentes que percorrem diariamente essas localidades â?? mas após o concurso público que acontecerá no fim do ano serão seis. â??Nós chegamos na secretaria às 8 horas, mas só saímos às 9 horas para as visitas. Isso porque queremos chegar nas residências quando as pessoas já estão acordadas e prontas para nos atender. Ã? nossa estratégiaâ?, diz o agente Gilberto Barbosa da Silva, que há 12 anos trabalha na área. Segundo ele, enquanto estão na secretaria, os agentes fazem relatórios que são enviados às regionais de saúde.

Dengue se combate todo dia

Vale lembrar que ações simples, desde que feitas diariamente, são extremamente eficazes: trocar água de vasos, sempre lavando-os e colocando areia nos pratos; tampar caixas de água, cisternas e tambores; manter bebedouros de animais de estimação sempre limpos; guardar garrafas em locais cobertos, com a cabeça para baixo e usar sempre sacos plásticos para armazenar o lixo.

Prefeitura Municipal


Arapoti