Um grande desfile pelas principais ruas de Arapoti com mais de dois mil estudantes da cidade e municÃpios que fazem parte do Núcleo Regional de Educação de Wenceslau Braz deu inÃcio ao â??Fera Com Ciência 2009â?? da região. Mas é o Parque de Exposições da Cooperativa Agroindustrial (Capal) o centro das atividades. Lá foi montada uma tenda de circo com capacidade para mais de 1,8 mil estudantes. E foi neste palco que aconteceram diversos shows para a abertura do evento na terça-feira (03) que contou com autoridades municipais e de nÃvel estadual. O público ficou encantado com as apresentações elaboradas por estudantes de instituições públicas e privadas de Arapoti que se uniram para o espetáculo. Além disso, um grupo circense se apresentou e tirou o fôlego dos presentes. A estimativa dos organizadores é de que até o sábado (07), quando se encerram as atividades, mais de dez mil pessoas visitem as exposições de trabalhos cientÃficos e assistam à s mostras culturais.
De acordo com o coordenador do â??Fera Com Ciênciaâ??, Ademir Pinhellis Mendes, o programa tomou força este ano por conta de outra iniciativa da Secretaria de Estado da Educação. O â??Viva a Escolaâ?? destina tempo e recursos para que professores realizem atividades extra curriculares com os alunos. â??O resultado disso é que o estudante passa mais tempo na escola e estimula a criatividade. E isso está provado nos trabalhos expostos aqui. A qualidade que já tÃnhamos no projeto até o ano passado agora foi melhorada e superou as nossas expectativasâ?, conta.
A realização do programa em Arapoti só foi possÃvel por conta da parceria com a Prefeitura Municipal que organizou os estudantes, apresentações, espaços fÃsicos e transporte. â??Temos a satisfação de receber em nossa cidade os estudantes da região e acreditamos que esta semana será um sucesso de aprendizado. Aproveito para agradecer a todos aqueles, em especial à Secretaria Estadual de Educação, que acreditaram que Arapoti possuÃa estrutura para ser uma cidade sede do eventoâ?, discursou o prefeito, Luiz Fernando de Masi. O municÃpio recebe as delegações de JaguariaÃva, Sengés, Wenceslau Braz, São José da boa Vista, Salto do Itararé e Santana do Itararé.
O Funcionamento das atividades acontecerá da seguinte forma. Até sexta-feira (06), pela manhã, acontecerão oficinas voltadas para professores e alunos nas escolas da cidade. Serão encontros para promover arte, ciência e esporte. Elas serão realizadas por cerca de 40 docentes que foram contratados especialmente para este serviço, o que demonstra que o â??Fera Com Ciênciaâ?? também é sinônimo de oportunidade de trabalho temporário. â??Ao meio dia todos esses estudantes vão para o refeitório almoçar. Ã? tarde começam as apresentações artÃstico culturais no parque de exposições e também serão abertas as salas de exposição dos trabalhos cientÃficosâ?, explica Mendes. A população pode visitar o parque. Para isso, basta fazer a inscrição no escritório que foi montado dentro do moinho holandês existente no local.
As secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente, Educação e Cultura, assim como o Memorial Capão Bonito e a Faculdade de Arapoti, também farão exposições nos stands da Capal. â??Ã? uma oportunidade de o municÃpio mostrar um pouco do trabalho que realiza para o desenvolvimento da cidadeâ?, diz a responsável pelo setor de Eventos da Prefeitura, Salete Melo. O Programa do Voluntariado Paranaense e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, igualmente têm espaços.
Sobre o programa
O Festival de Artes da Rede Estudantil (Fera), desde quando foi lançado, em 2004, envolveu milhares de estudantes, professores, artistas e representantes da comunidade em moções artÃstico-culturais, sempre alcançando os objetivos de enriquecer a formação de alunos e professores. Da mesma forma, Educação Com Ciência, trouxe aos estudantes a oportunidade de divulgação dos trabalhos cientÃficos e tecnológicos desenvolvidos em sala de aula. Os dois programas, pioneiros na educação do Estado, instigam o aprendizado de conteúdos curriculares e a produção cultural. Ambos representam nos últimos anos ações integradoras e de grande expressão educacional. Por levar em conta os resultados obtidos por cada projeto, é que a Secretaria de Estado da Educação resolveu, no ano passado, integrar as duas iniciativas para ter maior aproveitamento dos participantes.
Arapoti