Centenas de obras literárias à disposição da população em meio ao verde. Foi isso que aconteceu no último sábado (28) em Arapoti, no maior parque da cidade. A Linha Verde ficou repleta de estudantes e famÃlias que foram em busca de mais cultura e momentos de lazer e conhecimento. â??Leitura no Parqueâ?? faz parte do projeto â??Minha Cidade Lêâ?? â?? que envolve toda a rede escolar do municÃpio e a comunidade. A iniciativa do Memorial Capão Bonito â?? Casa da Cultura pretende aumentar o número de visitas à Biblioteca Municipal com diversas ações, incentivando nas pessoas o hábito pela leitura.
Várias mesas, estantes e varais com livros foram distribuÃdos ao longo da ciclovia para facilitar o acesso. â??A ideia de trazer os tÃtulos para o meio do verde foi justamente para que a leitura não seja uma obrigação, como geralmente acontece em sala de aula, e nem algo só entre quatro paredes, como em casa. Este é um ambiente fora do cotidiano onde as pessoas chegam e podem sentar na grama, embaixo de uma árvore e tomar gosto, mesmo, pelos livrosâ?, explica a diretora de Cultura de Arapoti, Valéria Gouveia.
Foram cerca de 300 pessoas entre alunos de escolas municipais e estaduais, além de famÃlias que participaram para que as crianças pudessem brincar, fazer pinturas de clássicos infantis e também assistir a teatro de fantoches. â??Algumas instituições de ensino resolveram fazer do evento parte da reposição de aulas, que foram canceladas depois das férias de julho por conta da nova gripeâ?, comenta Valéria.
E foi exatamente isso que a professora Clotilde Aparecida Barbosa, da disciplina de metodologias especÃficas, foi fazer com as alunas de formação de docentes do Colégio Estadual Rui Barbosa. â??Como temos que colocar a agenda em dia, esta foi uma ótima oportunidade de termos uma aula diferente, que envolveu recreação e, certamente, muito conhecimento literárioâ?. A professora conta que os alunos serão cobrados em sala com relatórios sobre o que viram de positivo na iniciativa, até para que possam aplicar posteriormente quando estiverem formados e atuando na área.
â??Muitas pessoas e até estudantes não possuem o costume de irem até a biblioteca da cidade, à s vezes nem na da escola em que freqüentam. Por isso achei muito legal essa oportunidade, os livros no parque chamam a atenção das pessoas e realmente nos instigam a ler. Sem contar que aqui estamos entre colegas e não somos obrigados a isso, fazermos porque queremosâ?, declara a futura professora de 16 anos, Joice Carolina Lopes.
Próxima etapa
Quinta-feira agora (01) acontecerá a terceira fase do projeto de incentivo à leitura. O â??Dia Teatralâ?? vai proporcionar uma mostra de peças teatrais em que são destacadas a riqueza e a diversidade de cada história contada. â??Será como um festival de teatro, mas em apenas um diaâ?, declara a chefe de Cultura. Tudo acontecerá no auditório do Centro Administrativo Municipal de Arapoti.
Ainda há tempo
A primeira etapa do â??Minha Cidade Lêâ?? ainda está acontecendo. Nela, estudantes e comunidade tem de frequentar mais a Biblioteca Municipal para acumular pontos em uma gincana. Ao chegar a 300 pontos a pessoa ganha prêmio surpresa. â??Pretendemos que não somente alunos, mas todas as pessoas conheçam e passem a ser leitores assÃduos dos tÃtulos de nossa bibliotecaâ?, lembra a diretora de Cultura.
Quem for até o local somente para fazer pesquisas ou emprestar livros acumula três pontos; doação de livros novos da literatura infantil gera quatro pontos; leitura de tÃtulos dentro das dependências da biblioteca rende cinco pontos; e quem fizer pesquisa com familiares no local ganha seis pontos. Lá foi criado um cadastro por meio de ficha que gerencia a pontuação do participante. Até novembro todos podem acumular pontos. Para quem ainda não tem inscrição para empréstimo de livros na biblioteca e tem mais de dez anos de idade, basta levar um comprovante de residência e a carteira de identidade para efetuá-la.
No ano que vem
A idéia era de que acontecesse neste ano. Mas por conta da paralisação das aulas devido a gripe influenza A, a etapa â??Soletrandoâ?? do projeto vai acontecer somente na edição do ano que vem. Dela participarão alunos de 4ª série ao Ensino Médio. â??Nós queremos impulsionar o aprendizado da reforma ortográfica da lÃngua portuguesaâ?, informa Valéria. As palavras a serem soletradas terão grau de dificuldade correspondente a cada série escolar do participante. No inÃcio do ano letivo os professores receberão nas escolas o regulamento para que possam iniciar os estudos em sala. Os ganhadores levarão prêmios para si e para as escolas que representam.
Arapoti