Os mais de 2,9 mil estudantes da rede pública de ensino de Arapoti ganharam um incentivo a mais para praticar leitura em sala de aula, nesta quinta-feira (24). O projeto â??SEi Ler â?? Stora Enso Incentivando a Leituraâ??, realizado entre a indústria papeleira, Editora Globo e Prefeitura Municipal â?? por meio da Secretaria de Educação e Cultura, foi lançado oficialmente em evento nas dependências da empresa. Autoridades polÃticas em nÃvel de estado e municÃpio, dirigentes da empresa, diretoras escolares e convidados foram apresentados ao projeto â?? cerca de 70 pessoas. A ideia surgiu por conta do compromisso que a Stora Enso tem com a comunidade onde está inserida, em promover polÃticas de responsabilidade social.
Na prática, o projeto vai funcionar da seguinte forma. Mensalmente, a Editora Globo enviará para as escolas municipais da cidade um montante de três mil exemplares dos quais publica, entre eles Globo Rural, Crescer, Ã?poca, Ã?poca na Educação e Galileu. Em sala, os estudantes de 3ª a 4ª série terão um espaço semanal de 45 minutos para leitura com exercÃcios de interpretação de texto e discussão dos temas, com posterior concurso de redação. Já alunos de 1° ano a 2ª série vão utilizar o material mais tarde para trabalhos pedagógicos de recorte, por exemplo, e também participarão de uma competição de frases. Todas as salas terão ainda um display para o armazenamento das revistas.
Também é foco do â??SEi Lerâ?? o estÃmulo em alunos e professores pela leitura de reportagens atuais e de qualidade, proporcionando aprendizado e entretenimento. Mais que isso, pretende-se aproximar as crianças do universo da leitura através do acesso gratuito à s revistas em que possam manusear e coletar informações, analisar imagens e descobrir novos caminhos para a formação escolar, despertando a imaginação e o conhecimento a cada leitura.
â??Promovemos sempre um amplo diálogo com os elementos que fazem parte do nosso negócio. Esse diálogo permite que nós conheçamos melhor as necessidades e carências das regiões onde operamos. Nos interessa e faz parte dos valores da companhia retornar à sociedade da onde extraÃmos nossa riqueza, valores, principalmente na área educacionalâ?, declara o vice presidente de Operações da Stora Enso na América Latina, Glauco Affonso.
De acordo com ele, a idéia é simples e despretensiosa. â??O papel que produzimos em Arapoti é vendido nos mais diversos estados brasileiros e nele são impressos conteúdos editorias de alta qualidade. Com isso, chegamos à conclusão de que poderÃamos retornar essa matéria prima para a cidade, mas com riqueza de informação para ajudarmos no desenvolvimento educacional do municÃpioâ?.
O Diretor Geral da Editora Globo, Frederic Kachar, apresentou a empresa e disse que a organização está satisfeita em poder participar da iniciativa. â??Assim que soubemos da proposta nos propusemos a ser parceiros. Ã? um projeto social realmente grandioso e que vale a pena, porque educação é a base de tudoâ?, disse.
Para o prefeito de Arapoti, Luiz Fernando de Masi, educação e cultura são bagagem que as crianças levam para toda a vida. â??O â??SEi Lerâ?? é um grande projeto, muito expressivo nessas duas áreas. Com as revistas nossas crianças vão adquirir muito aprendizado, ter acesso a informações atuais e, certamente, ganharão com issoâ?.
O secretário municipal de Educação de Cultura, Luiz Onofre Louzada, conta que as revistas devem começar a chegar no dia 2 de outubro. Ele acha que o material, que agora passará a ser didático e diferenciado perante os quais as crianças estão acostumadas, chamará a atenção. â??Os alunos vão poder melhorar a leitura através de ações pedagógicas. Queremos criar o hábito da leitura para que eles comecem a formar um senso crÃtico mais apurado, o que será fundamental no futuro para cada umâ?. A Rede Municipal de Ensino de Arapoti é composta por 11 escolas, sendo cinco urbanas, quatro rurais e duas distritais, além de dois Centros Municipais de Educação Infantil.
A Escola Municipal Clotário Portugal, no Jardim Aratinga, já começou a receber algumas publicações. A novidade animou os estudantes que, mais que depressa, foram garantir uma revista no display â?? que será encontrado em cada sala de aula participante. A diretora da instituição, Maria Bispo, já pensa em atividades que envolvam o material. â??Imaginamos alguns trabalhos como redações sobre os temas abordados, pesquisas e o estudo em si dos assuntos publicadosâ?. Na escola são 210 alunos.
Demais autoridades
O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Hermas Brandão, participou do lançamento do â??SEi Ler â?? Stora Enso Incentivando a Leituraâ?? e discursou na ocasião. â??Esta é uma iniciativa extraordinária e eu torço para que essas crianças tomem o gosto pela leitura. Arapoti foi o primeiro municÃpio a ser beneficiado, mas espero que outros possam ingressar nesse projetoâ?. Alexandre Curi, deputado estadual, também falou no dia. â??A Stora Enso e a Editora Globo estão dando exemplo. Como seria bom se todas as empresas tivessem este compromisso social com as comunidades onde atuamâ?. O secretário geral do PMDB, João Arruda; o vice-prefeito de Arapoti, Edson Santos; secretários municipais e vereadores também estiveram presentes.
Em paralelo
Outra iniciativa da Stora Enso no contexto de leitura foi a campanha de doação de livros, feita pelos colaboradores da empresa e Editora Globo. Na quinta-feira (17) a indústria papeleira entregou ao secretário de Educação e Cultura, Luiz Onofre Louzada, um lote do material contendo 393 livros e revistas em apoio ao projeto da secretaria intitulado â??Minha Cidade Lêâ?, e também para a iniciativa â??Era uma Vezâ?, da Escola Municipal Romana Carneiro Kluppel.
A fabricante de papel
A Stora Enso trabalha atualmente com 350 funcionários na planta de Arapoti e produz 460 toneladas de papel por dia â?? mas possui capacidade de produção diária de 550 toneladas. Ã? lÃder mundial na fabricação de papel para revistas, catálogos, cartões, e papéis para embalagem e produtos de madeira. Tem faturamento anual de EUR 11 bilhões e emprega aproximadamente 29 mil pessoas em 35 paÃses. De acordo com dados da organização, é uma das empresas mais antigas do mundo com mais de 700 anos de história. Iniciou as atividades em 1.288 em Falun, Suécia, na mina Stora Kopparbergs Berglags. Em 1998 aconteceu a integração entre a Stora e a indústria de papel Enso, Finlândia, quando se tornou a maior empresa mundial do setor de papel.
Arapoti