Arapoti recebe Carreta Gastronômica do SENAC

Educação - Quarta-feira, 04 de Novembro de 2009


Arapoti recebe Carreta Gastronômica do SENAC

A unidade móvel de educação profissional na cozinha do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), mais conhecida por Carreta Gastronômica, chegou ao município na manhã desta segunda-feira (03) â?? no estacionamento do Centro Municipal de Eventos. Ao todo, seis cursos serão ministrados até o dia 04 de setembro para mais de 260 pessoas que já atuam na área e agora têm a chance de se profissionalizar. O pedido para a vinda da carreta partiu da Prefeitura, por meio dos setores de Vigilância Sanitária e Merenda Escolar, para atender vendedores ambulantes, comércio de alimentos local e comunidade. De acordo com estes setores, havia a falta de conhecimentos, especialmente de boas práticas na hora do preparo dos alimentos. O programa dá preferência a municípios do Paraná que não possuem sede do Senac ou que fazem parte da Rota dos Tropeiros.

Na solenidade de abertura dos cursos, o prefeito, Luiz Fernando de Masi, recebeu das mãos da diretora do Senac Ponta Grossa/Castro, Luciane Oliveira, a chave simbólica da carreta que deixa ao município o encargo de seu gestor durante o mês. â??Esta é uma conquista dos nossos colaboradores que foram atrás do programa e conseguiram trazer para a nossa cidade. Nós temos muito vendedores ambulantes aqui e a Vigilância Sanitária está exigindo muito deles, especialmente na questão de boas práticas na hora do preparo dos alimentos. No entanto, para exigir, nós tínhamos que dar o conhecimento a eles e é isso que vão ter nesta carretaâ?, disse o prefeito.

A mesma opinião tem a chefe da Vigilância Sanitária, Ellen Loize Cieslak. â??Eu acho de extrema importância, enquanto responsável pela área, oferecer o aprendizado para depois cobrar. Agora, a fiscalização será melhorada, já que saberemos que determinado estabelecimento participou do curso e deverá fazer tudo dentro das normasâ?. Segundo ela, a procura por vagas nos cursos que serão oferecidos foi bastante satisfatória. â??Pensávamos que o pessoal não ia se interessar muito, mas aconteceu o contrário disso. As vagas acabaram rapidamente e tem gente na fila de espera, caso haja alguma desistênciaâ?.

A diretora do Senac Ponta Grossa/Castro, diz que o projeto das unidades móveis de educação profissional surgiu em janeiro. De acordo com ela, além da carreta com cursos na área gastronômica, existem as modalidades em informática e turismo e hotelaria. â??Nosso objetivo com as carretas, claro, é a qualificação profissional. Mas também é de facilitar o acesso das pessoas aos serviços do Senacâ?, diz Luciane. Ela conta ainda que, por mais que seja um projeto novo, já surtiu bons resultados. â??Do início do ano para cá já temos mais de duas mil pessoas capacitadas em todo o estadoâ?.

As carretas foram desenhadas por arquitetos, engenheiros e o mobiliário distribuído por decoradores. Todas têm estrutura completa de acordo com a área de atuação. A gastronômica vem com cozinha e seus instrumentos do dia a dia para as aulas práticas, que são a maioria. Mas também possui material didático, auxiliado por e equipamentos multimídia como telão, data show, TV e DVD. â??A nossa metodologia é totalmente dinâmica e multidisciplinarâ?, ressalta Luciane.

Marie Torii Sala é a responsável pelo setor de Merenda Escolar de Arapoti. Ela fez questão levar para o curso de â??Boas Práticas na Manipulação de Alimentosâ? as merendeiras das escolas municipais e creches. â??Ã? interessante para que aperfeiçoem os conhecimentos sobre higiene na cozinha. Ã? sempre bom saber das novidadesâ?. Os outros cursos que formarão profissionais técnicos em Arapoti são: preparos de massas, bombons, drinks e coquetéis; além de salgados e doces para confeitaria.

No mês passado, uma reunião promovida pela Vigilância Sanitária no Centro Municipal de Eventos com os vendedores ambulantes da cidade, despertou a vontade de Ketrem Lislene de Lara em participar do curso de boas práticas. â??Para mim vai ser muito bom. Com certeza aprenderei novos métodos e poderei melhorar meu negócio. Quem sabe, até lucrar maisâ?. Ela e o marido são donos de um carro que vende cachorro quente durante as noites de Arapoti, no Centro.

As aulas iniciariam já na segunda-feira, mas por conta de orientação da Secretaria de Estado da Saúde, por conta da nova gripe, elas começarão somente do próximo dia 10 â?? data em que as aulas das redes municipal, estadual e particular de ensino da cidade retornarão. â??Resolvemos acatar esta orientação também por medidas de prevenção. Com isso, os cursos que aconteceriam esta semana vão se realizar a partir do dia 31 de agostoâ?, justifica Luciane. Ao final do período dos cursos, os participantes terão formatura e receberão certificados de conclusão.

Prefeitura Municipal


Arapoti