Solenidade na manhã da sexta-feira (24) no ginásio de esportes da sede do Programa de Atendimento a Criança e ao Adolescente de Arapoti (Pacaa), marcou a dispensa de cerca de 200 jovens da cidade da incorporação no serviço militar â?? Exército, Marinha ou Aeronáutica. Este ano a isenção nessas atividades aconteceu para nascidos em 1991, conforme rege o parágrafo 6º, do artigo 107; e também artigos 216 e 217 da Lei do Serviço Militar. A cerimônia foi realizada com a supervisão da 24ª Delegacia do Serviço Militar (DSM) de Ponta Grossa, mas foi a Junta de Serviço Militar de Arapoti (JSM) quem a promoveu. O evento contou com a participação da Banda Pacaa, que se apresentou com sete integrantes, além de 15 crianças que participam do programa, também conhecido como Guarda Mirim.
O juramento à bandeira nacional foi a primeira atividade solene do evento. Logo em seguida foi entoado o Hino Nacional Brasileiro com a apresentação dos pavilhões. â??A partir de agora esses homens estão em dia com o serviço militar brasileiro. Mas, deste dia até completarem 45 anos, eles podem ser convocados para emergências, tais como guerras ou mesmo moções catastróficas que envolvam o clima ou a saúde da naçãoâ?, alerta 1º tenente e delgado da 24ª DSM, Jorge Pereira dos Santos. De acordo com ele, caso recebam o chamado, os rapazes, casados, doentes ou não, devem se apresentar o mais rápido possÃvel no lugar indicado em sua cidade.
O Certificado de Dispensa de Incorporação, emitido pelo Ministério da Defesa, foi entregue simbolicamente para 22 jovens por autoridades ou mesmo pelos próprios pais. Os demais receberam o documento após a cerimônia. O Prefeito de Arapoti e presidente da JSM do municÃpio, Luiz Fernando de Masi, diz que este é um documento indispensável na vida de cada homem. â??Eu como presidente da junta me sinto honrado em entregar o certificado a esses jovens porque é um documento de suma importância para a vida de cada um. Vão precisar dele na hora de procurar por um emprego, prestar um vestibular ou até mesmo para tirar passaporteâ?, disse.
Todo indivÃduo do sexo masculino, no ano em que completa 18 anos de idade, é obrigado a se alistar na Junta do Serviço Militar mais próxima de sua residência, de janeiro a abril.
Também estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito, Edson Santos; o secretário de Educação de Cultura, Luiz Onofre Louzada; o secretário da JSM, Casimiro Mieviandonski; a diretora do Pacaa, Zoraide de Jesus Fernandes; e os vereadores Marino Carlos de Gouveia e Jan Roelof Pot.
Arapoti