Reunião na manhã desta terça-feira (30) com chefes de departamentos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) definiu plano de ação que será realizado na cidade para prevenir a chegada e a proliferação do vÃrus Influenza A H1N1, a nova gripe. As medidas foram tomadas após o recebimento de orientações vindas da Regional de Saúde de Ponta Grossa, pertencente a Secretaria de Estado da Saúde. Os dirigentes estaduais passaram informações sobre a importância da cautela quanto ao vÃrus, que faz surgir cada vez mais casos no Paraná. Também deram diretrizes de como proceder caso hajam casos suspeitos ou confirmados na cidade.
A primeira medida tomada em Arapoti foi criar uma equipe especialista que vai trabalhar com informações de prevenção no modo busca ativa. Enfermeiros e técnicos da área vão percorrer indústrias, empresas transportadoras e consultórios médicos particulares passando dados sobre os sintomas da gripe e também a respeito da estrutura que está sendo montada na cidade para atender os casos, caso hajam. Nas Unidades de Saúde terão profissionais que, se constatarem um possÃvel caso de Influenza A, vão encaminhar o paciente até o Hospital Municipal 18 de Dezembro, que será o ponto de referência em Arapoti.
Outra ação que começará imediatamente é na área da comunicação. Campanhas estão sendo elaboradas. Umas delas será por meio de distribuição de folders explicativos diretamente nas casas, feita pelos agentes comunitários de saúde. Spots em rádio, com informações oficiais do municÃpio começarão a ser transmitidos ainda esta semana, além da publicação de reportagens em veÃculos impressos e eletrônicos. â??Precisamos usar de todos os mecanismos que possuÃmos para combater essa doençaâ?, diz o secretário de Saúde de Arapoti, Luis Antonio Bispo.
A partir da próxima segunda-feira (06) estará à disposição da população um número de telefone para esclarecimento de dúvidas: (43) 3557-4049. Além disso, quem quiser ter orientações em visitas presenciais poderá ir até a Vigilância Epidemiológica e procurar as enfermeiras responsáveis (�rika ou Andréia). Tanto o número de telefone quanto informações na Vigilância funcionarão de segunda a sexta-feira das 08h às 17h. Aos sábados e domingos as pessoas devem se dirigir ao Hospital 18 de Dezembro, que funciona 24h.
â??Nós orientamos à queles que pretendem viajar até os locais endêmicos e até mesmo os moradores de nossa cidade para que tomem cuidado. Medidas simples são extremamente eficazes para a prevenção. Evitar locais fechados com aglomeração de pessoas, lavar sempre as mãos na saÃda e quando chegar em casa, tossir ou espirrar somente em lenços descartáveis e evitar o uso comum de mesmo copo ou talheres são algumas delasâ?, alerta a chefe da Vigilância Epidemiológica de Arapoti, Alete Vornes Ribeiro. Que lembra que não é necessário pânico na cidade. As medidas que foram tomadas são apenas para prevenção.
Contágio
Todas as pessoas são suscetÃveis a serem contaminadas pela a nova gripe. No entanto, crianças, idosos, gestantes, cardiopatas, pneumopatas, doentes renais e imunodeprimidos correm mais risco de terem complicações da doença. A partir do momento em que se confirma a existência do vÃrus H1N1 na pessoa, ela deve ficar em quarentena pelo perÃodo de dez dias, tendo contato apenas com familiares que devem estar com máscaras bucais, para evitar o contágio. â??No entanto, os familiares também terão de ficar reclusos por este perÃodo por medidas de prevençãoâ?, acrescenta Alete. Segundo ela, a equipe treinada para trabalhar com a nova gripe fará monitoramento constante na casa do então paciente.
São casos suspeitos os indivÃduos que apresentarem doença aguda de inÃcio súbito com febre, ainda que referida, acompanhada de tosse ou dor de garganta â?? na ausência de outros diagnósticos â?? podendo ou não estar acompanhada de demais sinais ou sintomas como cefaléia, mialgia, artralgia e dispnéia. Tudo isso, desde que a pessoa tenha voltado nos últimos dez dias de viagem a paÃses com casos confirmados de infecção ou ser contato próximo de algum indivÃduo com caso suspeito ou confirmado de contágio pelo novo vÃrus.
Paraná
Arapoti