Assistência Social e Provopar entregam agasalhos

Educação - Quarta-feira, 04 de Novembro de 2009


Assistência Social e Provopar entregam agasalhos

A Feira do Produtor, que foi totalmente revitalizada pela Prefeitura, sediou na tarde da terça-feira (23) a entrega da Campanha do Agasalho 2009 - â??Doe Calor, Ganhe Amorâ? â?? para cerca de 600 famílias carentes do município. As doações foram angariadas em ação conjunta promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), da qual participaram instituições de ensino, comércio e indústrias da cidade. Os organizadores pretendiam arrecadar este ano 10% a mais de doações do que em 2008, quando foram recolhidas 15,9 mil peças. Mesmo sem ter o número oficial de roupas recebidas ainda, asseguram que o objetivo foi alcançado.

O local onde foram entregues as doações foi inteiramente dividido por seções. Calçados, roupas de inverno e verão, calças jeans, cobertores â?? para todos foi reservado um espaço específico que facilitou a locomoção e escolha de produtos pelas famílias participantes. Foram as próprias pessoas quem decidiram pelo o que levar para casa. â??Se alguém resolve levar mais sapatos do que blusas, pode fazerâ?, conta a assistente social da SMAS, Osicléia Carneiro. Que lembra que os 600 cobertores distribuídos foram doados pelo Provopar e SMAS.

De acordo com a secretária da pasta, Nalinle Romero, as famílias cadastradas por agentes comunitários de saúde que moram na região rural de Arapoti ainda não foram beneficiadas. A partir da próxima segunda-feira vai ser iniciada uma busca ativa dessas pessoas. â??Separamos peças para atender este público nas próprias casas porque, muitas vezes, para eles virem para a cidade fica difícilâ?, explica. Ela avalia a campanha deste ano como um sucesso, já que a participação, tanto de doadores como das pessoas que necessitam dessas roupas foi bastante ativa. â??A colaboração da sociedade como um todo foi muito boa. A cada ano ultrapassamos o número de arrecadação da campanha anterior e isso é maravilhoso porque podemos atender mais pessoas a cada ediçãoâ?.

Na quinta-feira passada (18) a campanha ganhou força com a doação da fabricante de papel revista Stora Enso, com filial na cidade. Por meio da administração da empresa e de cerca de 200 colaboradores, que destinaram valores em dinheiro para doação, foram confeccionados 566 agasalhos de moletom, totalmente novos. A produção, criada para crianças e adultos, foi feita por indústria têxtil da cidade, ato que vem de encontro com uma premissa da empresa, que é gerar oportunidade de desenvolvimento para o município.

A dona de casa, Eliete Lopes dos Santos, foi uma das pessoas a participar da ação desta terça-feira. Divorciada e mãe de uma filha pequena, ela mantém a casa com a pensão que recebe do ex-marido. â??Fazem três anos que venho buscar roupas na campanha do agasalho. A iniciativa da Prefeitura é muito importante para mim, que não tenho condições de comprar roupas novas sempreâ?. Eliete pegou roupa para si mesma e a filha se aquecerem no inverno, além de sapatos e cobertor.

Gincana

Todos os anos a SMAS promove entre as escolas do município uma gincana de arrecadação de roupas â?? forte aliada à campanha â?? já que potencializa as doações. As três instituições que mais juntam peças ganham prêmios do Provopar. Ao entrarem na disputa elas sinalizam o que gostariam de receber como recompensa. Geralmente são equipamentos de informática ou utensílios para prática esportiva dos estudantes. â??Este ano foram 15 escolas na disputaâ?, comenta Osicléia. Os organizadores da campanha farão, agora, a contagem dos pontos de cada instituição para promover a entrega dos prêmios, que deve acontecer em 20 dias, em evento que marca o término da campanha.

Prefeitura Municipal


Arapoti