A fase macrorregional da 56º edição dos Jogos Colegiais do Paraná (Jocops) começou na sexta-feira (05) em Arapoti. O municÃpio recebe cidades de quatro Núcleos Regionais de Educação (NRE) â?? Cornélio Procópio, Ibaiti, Jacarezinho e Wenceslau Braz. Cinco modalidades coletivas e duas individuais são disputadas simultaneamente até o domingo (07), quando se encerra a fase. O Colégio Estadual Rui Barbosa abriga os jogos de basquete e handebol; as partidas de futebol são no Estádio Municipal Bianor Nunes; futsal no Ginásio de Esportes Chapelão; voleibol no Ginásio de Esportes Refúgio; xadrez na Escola Estadual Carmelina Ferreira Predrozo e tênis de mesa na Secretaria Municipal de Assistência Social. O Jocops é promovido pela Secretaria de Estado da Educação, por meio da Paraná Esporte, em parceria na cidade com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).
Aproximadamente 1,2 mil pessoas entre atletas de ambos os sexos, além de treinadores, estão no municÃpio para as disputas. De Arapoti participam cinco escolas entre estaduais e particulares. â??São todos competidores que já venceram as fases municipais e regionais e que agora disputam uma vaga na final que vai acontecer em Curitibaâ?, conta a diretora de esporte da Paraná Esporte, Sonia Cândida Marques de Siqueira. Segundo ela, dessa fase vão se classificar os dois primeiros colocados de cada modalidade.
Para Arapoti receber o evento a SMEL teve de cuidar de toda a estrutura de alojamentos, refeitórios e os locais das competições. â??Os atletas vão dormir nos colégios estaduais Rui Barbosa, Carmelina Ferreira Predrozo e João Paulo II; e também nas escolas municipais Telêmaco Carneiro, Dona Zizi e Romana Carneiroâ?, conta o coordenador de esportes, Mauricio de Oliveira. As refeições são servidas no novo prédio da Prefeitura, antigo hotel Inpacenter.
â??Esses jogos são muito importantes no crescimento das crianças. Por meio deles se criam novas amizades e os participantes conhecem novas culturas com as viagens. Sem contar nos benefÃcios que o esporte traz para saúde e de ser um grande aliado para que esses adolescentes fiquem longe das drogas e da criminalidadeâ?, avalia Sonia.
O presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, esteve na cidade no primeiro dia das competições e ficou surpreso com a estrutura montada. â??Estou impressionado e muito contente de saber dos elogios que a cidade está recebendo quanto a estrutura montada, reflexos do empenho do prefeito Luiz Fernando. Realmente nossos atletas estão bem alojados e sendo muito bem tratados. Fico feliz porque é uma competição que fazemos com carinho na Paraná Esporteâ?, declara.
Segundo ele, o Jocops é a maior competição do Brasil em número de participantes. â??Reunimos quase 500 mil alunos atletas todos os anos. Ã? daqui que revelamos os talentos do esporte paranaense do futuroâ?. Acompanhado de Gomyde esteve em Arapoti o secretário nacional de Esporte Educacional, no Ministério do Esporte, Júlio Filgueiras. â??Ã? uma das pessoas mais importantes do esporte escolar do Brasil. O trouxemos para que visse a beleza dos nossos jogos colegiais e a capacidade que possuÃmos em promover este torneioâ?, conclui Gomyde. Ambos foram recebidos no gabinete do Prefeito, Luiz Fernando de Masi, que falou sobre o esporte em Arapoti. â??Vamos concluir em breve o ginásio municipal. Vai ser mais um local para a prática de esportes em nossa cidadeâ?, disse.
Mais informações sobre esta fase do Jocops em Arapoti, com os locais e horários das partidas, podem ser encontradas no site www.jogoscolegiais.pr.gov.br, no link â??fase macrorregionalâ?. A SMEL agradece o envolvimento de todos, direta ou indiretamente, na produção da fase macrorregional do Jocops em Arapoti.
Arapoti