Há cerca de 20 dias as secretarias da Prefeitura Municipal de Arapoti (PMA) estão tendo participação ativa nas sessões ordinárias da Câmara de Vereadores. � que requerimento de autoria do vereador Juarez Antonio Wollz, que recebeu votação unânime favorável de seus companheiros, solicitou à Prefeitura para que levasse, nas reuniões da plenária, uma secretaria para explicar os trabalhos desenvolvidos, projetos e metas que pretendem alcançar. O objetivo, segundo a presidência da casa, é descobrir onde existem dificuldades de atuação. Além disso, as explanações vão facilitar o trabalho dos vereadores quando forem discutir o Plano Pluri Anual (PPA), nos próximos meses, em audiência pública. Até agora, duas pastas passaram pela Câmara.
De acordo com a presidência da casa, a decisão por estas apresentações é importante neste primeiro ano de gestão. â??Precisamos saber das dificuldades que os secretários encontram no orçamento, já que daqui a alguns meses vamos trabalhar o PPA. Queremos saber também quais são as prioridades de cada setor da prefeitura e o que pode ser feito ainda em 2009 para ver no que podemos ajudarâ?, declara Ademir Aparecido Moreira. Segundo ele, as maiores secretarias estão se apresentando primeiro.
Na segunda-feira (01) a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) apresentou as atividades, detalhando as divisões da pasta com os programas que estão a disposição da sociedade. Umas das grandes realizações da SMAS é a Campanha do Agasalho. Todos os anos as metas de arrecadação são superadas, o que proporciona que mais pessoas possam ser atendidas. Somente no ano passado perto de 600 famÃlias receberam as doações. â??Nós atuamos no municÃpio desenvolvendo atividades que garantam os direitos fundamentais do cidadão por meio de polÃticas públicas que priorizem, especialmente, as famÃlias desfavorecidas social e economicamenteâ?, diz a secretária da pasta, Nalinle Romero. E complementa. â??A apresentação das secretarias na Câmara é de suma importância, já que contribui na divulgação dos serviços prestados a comunidade e no esclarecimento de dúvidas dos vereadoresâ?.
A primeira secretaria a se apresentar foi Educação e Cultura (SMEC), em 22 de maio. O secretário, Luiz Onofre Louzada, falou sobre o planejamento da pasta para os próximos anos. Ele contou que atualmente os estudantes da rede municipal de ensino possuem uniforme e kit escolar completos, que oportunizam um bom aprendizado em sala de aula. Objetivos que pretendem ser alcançados pela SMEC, por exemplo, são a renovação do acervo de livros da Biblioteca Municipal e também a implantação da Biblioteca Cidadã, projeto do governo do estado. A próxima secretaria a se apresentar aos vereadores será Infraestrutura, na segunda-feira (15).
Arapoti