Meio ambiente e saúde andam juntos

Educação - Quarta-feira, 04 de Novembro de 2009


Meio ambiente e saúde andam juntos

Dois grandes eventos da Prefeitura de Arapoti se uniram este ano para causar maior sensibilização da comunidade. A Semana do Meio Ambiente e o 7º Sorria Arapoti, promovidos pelas secretarias municipais de Meio Ambiente, Saúde e Educação e Cultura aconteceram na primeira semana de junho. Os organizadores acreditam que se o meio ambiente estiver degradado, isso vai refletir nas condições de saúde â?? como o desperdício de água, por exemplo. Diversas atividades foram programadas para serem realizadas durante toda uma semana. Na abertura, ocorrida no auditório da Prefeitura no dia 1º do mês passado, três palestras deram início aos trabalhos. Ao todo, 70 pessoas estiveram presentes entre secretários municipais, vereadores e o prefeito em exercício na ocasião, Edson Santos.

â??Saúde e Meio Ambiente são áreas interligadas, já que não é possível prevenir e proteger a saúde sem cuidar do ambiente natural. Se ele estiver em más condições, vai refletir diretamente na qualidade de vida das pessoasâ?, considera a secretária de Meio Ambiente, Dalcilene Andrade. O secretário de Saúde, Luiz Bispo, diz que realizar o Sorria Arapoti junto da Semana do Meio Ambiente é bastante oportuno, pois acha que uma área reflete na outra. â??Estando em harmonia com a natureza vamos poder trabalhar a saúde com mais qualidade. Nesse evento vamos preparar nossos alunos para o futuro, fazendo com que repassem o que aprenderam aqui para os familiaresâ?.

Edson Santos, falou sobre os serviços odontológicos do município, que são referência no estado, e também sobre a importância da consciência ambiental. â??Vocês certamente tem acompanhado o que vem acontecendo em nosso planeta. São muitas as catástrofes naturais e isso é consequência do desmatamento, da poluição que soltamos todos os dias no ar. Ã? de suma importância que vocês tomem os mínimos cuidados em casa, como a reciclagem do lixo. Se cada um fizer a sua parte, nosso planeta vai agradecerâ?.

Palestras

Na abertura da semana de atividades duas palestras foram ministradas. A primeira delas tratou sobre â??Meio Ambiente e Sustentabilidade â?? do entendimento a açãoâ?. O engenheiro florestal, Wagner Correia Santos, de Irati-PR, foi o responsável por falar sobre o tema. â??Até pouco tempo as pessoas não praticavam a preservação. Mas hoje o homem sabe que existe um problema ambiental e que é necessário mudar seus hábitos para que as condições de vida no planeta não acabem. As crianças de hoje são nossa grande esperança, já que estão sendo instruídas a cuidar, desde pequenas, deste patrimônio naturalâ?. O palestrante tem atuado na região de Arapoti nos últimos meses. â??Vi aqui o que não se encontra no norte do estado: reservas naturais em meio aos cultivos agrícolas e rios com mata ciliar. Isso é sustentabilidade, ou seja, o progresso em comum acordo com a naturezaâ?.

Após a conversa sobre meio ambiente foi a vez da equipe da Secretaria de Saúde palestrar. Dengue foi o primeiro assunto a ser levantado. A enfermeira Alete Vornes Ribeiro e a chefe da Vigilância em Saúde, Ellen Louise Cieslak, falaram sobre os cuidados que devem ser tomados para a doença não se proliferar. â??Nós temos uma equipe de agentes da dengue que trabalha diariamente para prevenir a doença, mas a população tem que nos ajudarâ?, diz Ellen.

Em seguida, o dentista Carlos Alberto Silva deu orientações sobre higiene bucal e apresentou o Sorria Arapoti. â??Há sete anos implantamos no município este programa com o objetivo de prevenir as doenças bucais nas crianças, como a cárie. Quando iniciamos o Sorria, tínhamos apenas três equipes odontológicas na cidade e isso dificultava o atendimento a toda população. Hoje a realidade é bem diferente. Temos sete equipes na zona urbana e mais três na área rural. Além disso, possuímos o Centro de Especialidades Odontológicas e um laboratório de próteses dentárias que atende essencialmente os idososâ?, conta.

Teatro e oficinas

A terça e a quarta-feira da semana foram marcados por ações mais práticas. Quatro oficinas educativas envolveram estudantes da rede municipal de ensino. â??Nesses momentos ensinamos as crianças a escovar os dentes corretamente e também a utilizar o fio dental, sempre fechando a torneira para não haver desperdício de água. Falamos ainda sobre alimentação saudável e quais os tipos de comida que devemos evitar por serem cariogênicos. Relacionado a isso mostramos que muitas embalagens podem ser recicladas e assim contribuir com o ecossistemaâ?, explica a coordenadora de odontologia de Arapoti, Trycia Lopes Eidam. Ao final das oficinas são distribuídos kits com creme dental e escovas para as crianças. Também é trabalhada nas oficinas a utilização dos recursos naturais, desde a extração, industrialização e o descarte. Uma peça teatral também fez parte desses dois dias do evento. Intitulada â??A Fada Ana Tureza na Terra do Rei Ciclandoâ?, a apresentação fez ponte entre a reciclagem do lixo e a saúde bucal.

Plantio de mudas

Na quinta-feira (04) estudantes fizeram plantio de 40 mudas de árvores das espécies ipê roxo e rosa ao longo dos 744 metros de extensão do passeio que foi construído há pouco na Rua Moisés Lupion. Nas semanas seguintes outras árvores foram plantadas e chegaram ao total de 150. O prefeito, Luiz Fernando de Masi, participou da solenidade e destacou a educação para melhorar as condições ambientais e de saúde. â??Nós temos que ter consciência e por isso acreditamos na educação. Ã? por meio dela que vamos educar nossos filhos para o futuro e melhoraremos tanto a questão do meio ambiente quanto da saúdeâ?.

Caminhada

Após uma semana inteira de trabalhos com o meio ambiente e a saúde bucal, uma caminhada ecológica no Dia Mundial do Meio Ambiente pelas ruas centrais da cidade encerrou iniciativa das secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Educação e Cultura. Cerca de 200 pessoas participaram da passeata que teve início em frente do novo prédio da Prefeitura. Foram professores, estudantes e profissionais da área de odontologia do município. Durante todo o percurso, diversas frases de impacto foram transmitidas à população para que tomem consciência dos cuidados com a natureza e a higiene bucal.

Prefeitura Municipal


Arapoti