Nesta segunda-feira (18), Dia Nacional do Combate à Exploração Sexual a Criança e ao Adolescente, a Prefeitura de Arapoti â?? por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) â?? promoveu uma caminhada com mais de 150 alunos de toda a rede estudantil da cidade para alertar sobre este crime. Eles passaram pelas duas principais ruas do municÃpio: Moisés Lupion e Telêmaco Carneiro. Mesmo sem um número especÃfico dos casos, segundo os organizadores, o Ãndice é alto em Arapoti de abusos sexuais a pequenos. Na caminhada, todos os participantes levaram nas mãos uma bexiga preta que, ao final do percurso, foi estourada para sinalizar que a cidade quer â??sair desta escuridãoâ?. Cartazes com frases de conscientização também fizeram parte.
A SMAS quer chamar a atenção da sociedade para que novos casos não aconteçam. Para a secretaria, a comunidade tem que cobrar a penalidade desses criminosos. â??Como assistente social do municÃpio, atendo o nosso Fórum e com isso tenho acesso aos casos desta natureza. Geralmente, quando acontecem, denunciamos as ocorrências ao Ministério Público e ao Conselho Tutelar que, por sua vez, vão solicitar exames clÃnicos para a vÃtima. Nós também fazemos visitas na casa dessa criança para averiguar os fatosâ?, conta a responsável pela iniciativa, Osicléia Carneiro. E complementa. â??Nada como as próprias crianças para participar deste protesto e buscar os seus próprios direitosâ?.
De acordo com a assistente social, professores, vizinhos e familiares de crianças que apresentam algum comportamento estranho, diferente da postura que geralmente possuem, ou mesmo hematomas pelo corpo, devem ficar atentos e denunciar os abusos caso estejam convictos disso. â??Nós temos o disque denúncia pelo número 181 onde a pessoa nem precisa se identificarâ?, divulga.
A estudante da 4ª série da Escola Municipal Dezidério José Correa, Yasmin de Oliveira, fez questão de participar da caminhada. â??Eu achei muito importante este protesto porque tem muitas crianças que são abusadas. Eu mesma conheço uma menina que passou por isso e é muito triste. Ela é depressiva e quando alguém toca neste assunto já começa a chorar. Quero que isso acabeâ?, declara.
A SMAS possui um departamento que cuida somente das crianças e adolescentes da cidade. Por ele, os pequenos de famÃlias cadastradas são acompanhados com rendimento escolar e alimentação adequada, além de outros quesitos. â??As nossas visitas as suas casas são frequentes para que possamos ter um acompanhamento adequadoâ?, acrescenta Osicléia.
Arapoti