Toda a rede pública de ensino da cidade â?? de Pré a 4ª série passou por uma tenda armada na Praça Luiza Possatto Amâncio na quarta-feira (08). O motivo foi a chegada do coelho da Páscoa promovida pelo Memorial Capão Bonito â?? Casa da Cultura. No local também foi apresentada a peça â??Era Uma Vez no Mundo Encantadoâ? que ensinou de forma interativa os sÃmbolos pascais e o verdadeiro sentido da data. A iniciativa fez parte do projeto â??Datas Comemorativasâ? que está sendo realizado no decorrer do ano em parceria entre o memorial e as escolas municipais.
De acordo com a chefe da divisão de Cultura do municÃpio, Valéria Gouveia, a Páscoa hoje em dia é lembrada como oportunidade de comércio de chocolate e isso faz com que a Ressurreição de Cristo, principal significado da comemoração, seja esquecida. â??As crianças precisam aprender desde cedo que Páscoa não é somente chocolate, que antes de ser mais uma data em que se troca presente é um momento importante de religiosidade. E também é preciso entender os sÃmbolos que são deixados de lado, como as pêssankas (ovos de galinha pintados),que remetem ao inÃcio da vida e o girassol, que significa a busca da luz em Jesus Cristoâ?, explica.
Os 2,8 mil estudantes da rede municipal de Arapori brincaram e deram muitas gargalhadas durante a peça teatral que contou em paralelo a história de uma bruxa que não acreditava no coelho da Páscoa. â??Mas no fim da trama ela descobre a magia deste personagem mundial e passa a distribuir os chocolates com eleâ?, diz o ator do grupo Cotovelo a Passeio, Antonio Nildo. A peça foi montada especialmente para a encenação em Arapoti. â??Fizemos tudo de forma simples para que as crianças pudessem assimilar bem a mensagem passadaâ?, complementa.
Mais que proporcionar a chegada do coelho da Páscoa na cidade, a Prefeitura está entregando nesta semana as cestas de guloseimas para os alunos. â??Já é tradição a distribuição de doces e chocolates para os nossos estudantesâ?, finaliza Valéria.
Arapoti