Parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Colégio Estadual Rui Barbosa vacinou cerca de 400 alunos dos ensinos fundamental e médio da escola nos dias 07 e 08 e abril. Há três anos, a vacinação em massa, como é conhecida, regulariza a carteira de vacinação dos estudantes da instituição. Foram aplicadas doses para combater Tétano, Rubéola, Sarampo, Febre Amarela e Hepatite B. O objetivo principal, segundo os organizadores, é a conscientização sobre a importância das vacinas na vida das pessoas. A ação promoveu ainda concurso de cartazes e folders que premiou o primeiro e segundo lugar de cada modalidade.
O colégio abriga cerca de 1,2 mil estudantes e a cada nova vacinação o número de alunos que recebem as doses diminui. â??Mas isso não significa que devemos parar, pois todos os anos entram novos alunos na escolaâ?, destaca a professora de ciências e idealizadora da ação, Sônia Alice Savóia de Oliveira. â??Tive a idéia na sala de aula, quando trabalhava com os alunos a prevenção de doenças. Comecei, então, a incentivá-los a tomarem as vacinas e como vi que o volume de estudantes com a carteirinha defasada era grande, entrei em contato com a Secretaria de Saúde para ver a possibilidade de vacinação na própria escolaâ?, explica.
De acordo com a professora, os alunos se mostram relutantes diante da idéia de levar a picada da vacina. â??Mas é no primeiro momento. Depois eles abraçam a causa porque sabem que é para o bem deles própriosâ?, diz. De acordo com ela, eles são incentivados também a fazer leitura e pesquisa cientÃfica sobre o tema.
O vice-prefeito de Arapoti, Edson Santos, foi um dos presentes na abertura da vacinação, ocorrida na terça-feira (07). Ele acha que iniciativas como esta em ambientes escolares são eficazes, pois acredita que é na prática que os estudantes aprendem. â??A produção do material visual nos mostra o emprenho que tiveram e deixa claro o quanto puderam aprenderâ?. E diz também. â??A parceria entre a Saúde e a comunidade é de extrema importância para que o trabalho de prevenção seja eficaz. Ã? desta forma vamos conseguir erradicar as doenças de nosso municÃpioâ?.
Há vários anos sem tomar vacina, a aluna do ensino médio, Tatiele Napoleão, aproveitou a oportunidade para colocar a carteira em dia. â??Tomei a dose contra Febre Amarela e achei ótimo ter o medicamento na minha escola. Muitas vezes, na correria do dia-a-dia, deixamos de ir até o posto e aqui facilitaâ?. Hoje em dia, todo aluno que se matricula no Colégio Rui Barbosa tem de apresentar a carteira de vacinação, ato que facilita o levantamento das vacinas na hora da aplicação.
Concursos
Paralelo à vacinação, a professora Sônia promoveu entre os alunos dois concursos. Parte dos estudantes confeccionou cartazes e os outros folders com informações e dicas de saúde. â??Premiamos o primeiro e o segundo lugar de cada concurso com medalha e lembrançaâ?, conta. Para a escolha dos melhores trabalhos, representantes das secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente, Educação e Cultura, a direção do colégio e o setor de Documentação Escolar da cidade foram chamados. No caso dos folders, alguns exemplares foram distribuÃdos na própria instituição, mas a idéia é levar os trabalhos vencedores para a Secretaria de Saúde, que poderá viabilizar a implantação do material nas campanhas do municÃpio.
Arapoti