Substituição de pilares de madeira degradados por novos de eucalipto e também implantação de colunas de concreto para trazer mais segurança aos produtores, feirantes e público que visita a Feira do Produtor. Este é o principal objetivo da reforma no local que teve inÃcio na semana passada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. Desde que foi inaugurado, há cerca de 12 anos, o espaço nunca recebeu reparos tão significativos. O investimento da Prefeitura na obra é de R$ 70 mil. Seis homens trabalham na obra que tem previsão de entrega em julho. A área coberta do espaço possui 523 m².
O engenheiro da Prefeitura responsável pela reforma, Ãtalo Nadal, diz que este trabalho é de extrema necessidade, já que várias colunas de madeira estavam apodrecendo. â??Era visÃvel a deteriorização completa dos antigos pilares de eucalipto, havia a possibilidade de ruÃna daqueles quiosques. Por isso tomamos a iniciativa de restauração o quanto antesâ?. Segundo o engenheiro, toda a estrutura será trocada.
A Feira do Produtor abriga 11 quiosques que são utilizados nas terças e sextas-feiras por cerca de 15 famÃlias rurais que levam verduras, legumes e frutas para comercialização. Já aos sábados acontece a Feira da Lua, por onde passam centenas de pessoas que vão em busca de salgados, doces, pratos tÃpicos da região e da culinária internacional. â??Nós temos a feira como o nosso ganha pão, é como se fosse o nosso emprego. Então, com essa reforma, esperamos que o movimento aumente, já que terá o visual melhorado e trará mais segurançaâ?, declara o feirante, Francisco Tolentino Rodrigues. Aos sábados ele monta um parque de brinquedos infláveis para crianças e também vende alimentos numa das barracas.
Oportunidade para o produtor rural
Rodrigues começou como feirante quando ainda possuÃa propriedade rural, há sete anos. Ele vendia derivados do leite como requeijão, queijo e iogurte. Para ele, a feira é uma grande oportunidade de comercialização para o pequeno produtor, que muitas vezes não consegue espaço em supermercados por conta da baixa quantidade de produtos que possui para vender. â??Isso aconteceu comigo e a feira me abriu caminhos. Foi ela quem me deu oportunidade de montar meu negócio com brinquedos infláveisâ?, conta. Ele acredita que a venda direta do produtor para o consumidor beneficia as duas partes, pois quem compra leva pra casa produtos mais saudáveis e quem vende tem maior lucro.
Arapoti