Poesia ganha ruas e espaço em pacotes de pão

Educação - Quarta-feira, 04 de Novembro de 2009


Poesia ganha ruas e espaço em pacotes de pão

O â??Dia da Poesiaâ?? é oficialmente celebrado em 14 de março. Mas o Memorial Capão Bonito â?? Casa da Cultura de Arapoti promoveu um mês inteiro de atividades em alusão a data. Foram dois projetos trabalhados: â??Poesia Engarrafadaâ?? e â??Pão e Poesia â?? Em qualquer esquina, em qualquer padariaâ??. As duas iniciativas tiveram como objetivo principal a aproximação das pessoas com esta arte que, segundo os organizadores, é pouco explorada. Contudo, os projetos não pretenderam somente incentivar a leitura, mas também a prática da escrita.

â??Poesia Engarrafadaâ?? é um projeto voltado aos estudantes de Pré a 4ª série das redes municipal e particular da cidade. A pré-escola e a segunda-série desenvolveram desenhos a partir de poemas de escritores consagrados como Cecília Meireles e Vinícius de Moraes. â??Já alunos de 3ª a 4ª séries escreveram as próprias poesias com tema livreâ?, conta a chefe da Divisão de Cultura da Prefeitura, Valéria Gouveia. Uma equipe formada por funcionários de cada escola fez a primeira avaliação do material produzido pelos alunos. â??Mas nós fizemos uma segunda avaliação levando em consideração originalidade e criatividadeâ?, diz Valéria.

Os trabalhos selecionados foram disponibilizados na â??Árvore dos Poemasâ??, criada na Praça Luiza Possatto Amâncio. â??Nós queríamos que os participantes liberassem a imaginação. Portanto, a idéia de expor o material nos galhos de uma árvore para apreciação foi bem aceitaâ?, esclarece a chefe de Cultura. Além disso, no caso das escolas municipais, as duas melhores poesias de cada instituição serão pintadas no muro do respectivo estabelecimento de ensino. â??Ã? uma forma de divulgar em massa a arte de nossos alunosâ?, ressalta a chefe de Cultura. Mas ela diz ainda que os melhores trabalhos entrarão para uma coletânea em forma de livro, que será produzida pelo Memorial.

Pão com poesia

O projeto â??Pão e Poesia â?? Em qualquer esquina, em qualquer padariaâ??, iniciou no dia 19 de março com o grupo teatral â??Cotovelo a Passeioâ??, de Ponta Grossa, que percorreu durante dois dias diversos pontos da cidade declamando poemas. â??Eles foram a escolas, estabelecimentos comerciais, prédios públicos e andaram pelas ruas do Centro mostrando esta arteâ?, destaca Valéria. A ideia do â??Pão e Poesiaâ?? é envolver alunos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série, ensino médio e a comunidade acima de 18 anos, numa gincana em que devem escrever poemas para publicação em sacos de pão na etapa final do projeto. As inscrições foram efetivadas com a entrega do texto que tinha de ser inédito e de tema livre. Todos os trabalhos passaram por avaliação de originalidade, criatividade, coesão e coerência temática.

As poesias selecionadas começaram a ser disponíveis nos pacotes de pão na última quarta-feira (08). Quem compra o produto na padaria do supermercado Rickli pode agora desfrutar de mais cultura na hora das refeições. â??Nosso objetivo é estampar essa arte no café da manhã das pessoas e nas outras refeições do dia. Fazer com que estes sejam momentos ainda mais agradáveisâ?, complementa Valéria. Os pacotes que levam as poesias são de 7,5 kg e de 10 kg. Quem quiser levar para casa pães envoltos em cultura tem que se apressar, pois os pacotes devem acabar já nos próximos dias. A parceria entre a Casa da Cultura e o supermercado Rickli produziu 22 mil sacos de papel.

Prefeitura Municipal


Arapoti