Os Centros de Referência da Assistência Social são unidades de execução dos serviços de Proteção Social Básica destinados à população em situação de vulnerabilidade social, estando vinculados a toda rede sócio assistencial.
Como explica a secretária de Assistência Social, os CRAS possibilitam que a Secretaria alcance mais pessoas, levando até elas seus serviços. “Com essas estruturas nos é facilitada a identificação e atendimento de pessoas e famílias que precisam de acesso, muitas vezes difícil em razão de sua situação, aos serviços públicos e comunitários”, acrescenta.
Serviços ofertados à Família
- Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF): destinado a famílias em vulnerabilidade social decorrente de pobreza, privação ou fragilização de vínculos afetivos. Visa fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida, prevenindo a ruptura dos vínculos familiares e comunitários e promover acessos a benefícios, programas de transferência de renda, serviços socioassistenciais, entre outros.
- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: complementar ao trabalho social com famílias, realizado em grupos e organizado a partir de percursos, conforme as especificidades dos ciclos de vida, de moda a garantir aquisições progressivas aos seus usuários e prevenir a ocorrência de situações de risco social. O público alvo do serviço são crianças até seis anos de idade e suas famílias, crianças e adolescentes dos seis aos 17 anos e idosos.
Ações do CRAS
- Cadastro Único: registro de informações que serve como referência para a participação em programas sociais de concessão de benefícios, tais como o Bolsa Família, Tarifa Social – Energia Elétrica, Carteira do Idoso – Transporte Interestadual.
- Atendimento Familiar: acolhida e recepção das famílias, entrevistas e estudo social, visitas domiciliares, orientação e concessão de benefícios eventuais, busca ativa das famílias prioritárias, encaminhamento para a rede socioassistencial e demais políticas públicas.
- Acompanhamento Familiar: acompanhamento das famílias prioritárias (famílias em situação de extrema pobreza, famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, famílias com membros beneficiários do Benefício de Prestação Continuada [BPC]).
- Oficinas com Famílias: realização de encontros previamente organizados, com objetivos de curto prazo a serem atingidos com um conjunto de famílias, tem por intuito provocar reflexão sobre temas do interesse das famílias.
- Ações Comunitárias: ações de caráter coletivo (palestras, campanhas e eventos comunitários) voltadas para dinamização das relações no território. Têm o objetivo de promover a comunicação comunitária, a mobilização social e o protagonismo da comunidade. Além disso, fortalecer os vínculos entre as diversas famílias do território, desenvolver a sociabilidade, o sentimento de coletividade e a organização comunitária.
Contatos
- Secretária de Assistência Social: (43) 3512-3152
- CRAS Central: (43) 3512-3040
- CRAS Vila dos Funcionários: (43) 3512-3074
- Assistência Social Calógeras: (43) 3617-1158
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