Nem todos os pais entendem a importância da odontologia para bebês e acabam por adiar a primeira consulta dos pequenos com o dentista. Mas essa não é uma boa decisão já que o acompanhamento com esse profissional deve ser iniciado nos primeiros meses de vida da criança.
O acompanhamento da saúde bucal dos bebês é importante pois em sua boca também podem se proliferar bactérias e outros micro-organismos patogênicos que comprometem a dentição, tecidos bucais e a saúde orgânica.
A odontologia para bebês é importante para que o profissional acompanhe o desenvolvimento da arcada dentária bem como dos ossos faciais, o teste da lingüinha avalia o freio lingual e a “pega” correta no seio da mãe para a amamentação. Em caso de alterações nesse freio o procedimento de correção deve ser feito o mais cedo possível.
Além disso, a consulta com o dentista é um momento em que os pais são orientados sobre como fazer a higiene nos bebês, o uso de mamadeira e chupeta, aleitamento materno e introdução de alimentação saudável. É também o momento em que os pais podem tirar dúvidas e descobrir como cuidar corretamente da boquinha dos seus filhos, já que a cárie pode afetar crianças de qualquer idade, principalmente quando são alimentadas com pratos ou bebidas adoçadas.
Além disso, como os dentes estão nascendo, é preciso que o profissional observe se não há nenhuma alteração na arcada dentária.
Arapoti