Reunião no Centro de Especialidades Médicas tratou da implantação do PROTOCOLO DE OBESIDADE E PREPARO PARA CIRURGIA BARIÁTRICA.
COMO FUNCIONARÁ - O paciente será acompanhando por um período de dois anos para observar a necessidade de realização da cirurgia bariátrica e metabólica – também conhecida como cirurgia da obesidade ou, popularmente, cirurgia de redução de estômago. Esse acompanhamento reúne técnicas com respaldo científico destinadas ao tratamento da obesidade e das doenças associadas ao excesso de gordura corporal ou agravadas por ele.
REUNIÃO – Segundo a enfermeira Églen Lima, foram debatidas temas como a necessidade de uma avaliação minuciosa do estado físico, social, psicológico do paciente e o levantamento do histórico de saúde, já que algumas doenças como hipertensão, diabetes, doenças do fígado, doenças do aparelho respiratório, afecções circulatórias, alterações da gordura sanguínea, artroses, e outras, podem estar associadas à obesidade mórbida.
“Portanto, nesse período de dois anos a intenção é que ocorra o emagrecimento sem a realização da cirurgia, mas contando com o apoio e acompanhamento da equipe multidisciplinar e enfatizando a importância da aderência ao tratamento e do controle da enfermidade com tratamento clínico”, complementa Églen.
Além da enfermeira Églen, também participaram do encontro membros da equipe multidisciplinar, a enfermeira Alete, a médica Rosana, e Aline e Anye da Secretaria de Saúde.
Arapoti