A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, ofertará o serviço de inserção de DISPOSITIVO INTRAUTERINO (DIU) na Atenção Primária à Saúde. A colocação do dispositivo será realizada no Centro de Especialidades Médicas (CEM) já a partir de outubro.
PROTOCOLO - O encaminhamento de pacientes para colocação do DIU será feito através das Unidades Básicas de Saúde após a manifestação de interesse por parte das usuárias. Como explica a secretária de Saúde Andréa Silva a medida visa garantir às usuárias da Saúde Municipal acesso aos seus direitos e à saúde de forma segura e qualificada,
QUALIFICAÇÃO – O DIU será colocado nas pacientes por duas enfermeiras do município que passaram por capacitação para execução do procedimento junto com a médica do CEM, conforme o PARECER Nº002/2014 do Conselho Federal de Enfermagem, que autoriza a inserção do DIU por enfermeiros.
DIU - O DIU de cobre é um método contraceptivo de longa duração que pode ser colocado em pessoas de qualquer faixa etária do período reprodutivo sem causar danos ao planejamento de gestação no futuro. Ele destaca-se por ser um método com alto potencial de eficácia, praticidade, segurança, de longa permanência, reversível e não hormonal.
Arapoti