O Setor de Controle de Endemias fez o bloqueio de casos suspeitos de Dengue nos bairros Residencial 2 e na Vila Romana. Até o momento, apenas um caso de Dengue, importado de outro município, foi registrado em Arapoti.
ALERTA - Embora o último Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes Aegypti (Liraa) no município tenha sido baixo, “o momento é de cuidado redobrado, já que estamos entrando na temporada de calor e chuvas”, ressalta o coordenador de Endemias Flávio Correia.
Ele acrescenta que os Agentes de Combate a Endemias (ACE) têm encontrado, durante as fiscalizações, muitas residências como tambores com água da chuva em desuso e já com larvas do mosquito Aedes.
Flávio ressalta que a Lei Municipal 1991/2020 pune esse tipo de situação com multa.
COMO FUNCIONA O BLOQUEIO - A equipe utiliza duas bombas costais pra pulverizar o inseticida Cielo ULV, produto não carcinogênico, que não faz mal à saúde de humanos ou animais. A aplicação do inseticida é feita utilizando baixa dosagem, com apenas três segundos de jato em cada abertura pro imóvel (como portas e janelas), sendo o suficiente pra eliminar o mosquito Aedes Aegypti do ambiente.
IMPORTANTE – Moradores devem deixar portas e janelas abertas durante a aplicação do inseticida, podendo retornar ao interior de sua residência em cinco minutos.
Arapoti