A Secretaria Municipal de Saúde traz orientações sobre o fluxo de atendimento e acolhimento para a inserção do DISPOSITIVO INTRAUTERINO (DIU) de cobre.
Para que a Atenção Básica (AB) possa cumprir seu papel na Rede de Atenção à Saúde, é fundamental que a população reconheça que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão próximas a seu domicílio e podem resolver grande parte de suas necessidades em saúde.
A mulher em idade fértil que expressar o desejo de colocar o DIU deverá procurar a Unidade Básica de Saúde de sua referência. Lá ela será avaliada e se não houver contra indicação, encaminhada para o Centro de Especialidades Médicas. Nesta avaliação a mulher fará teste de gravidez, exame clínico e preencherá o Termo de Consentimento, sendo informada de que a colocação do DIU, assim como qualquer outro procedimento, não está livre de riscos e que o mesmo poderá ser retirado a qualquer momento se houver necessidade ou se for de desejo da usuária.
A Política Nacional de Atenção integral à Saúde da Mulher, tem em suas diretrizes, a integralidade do cuidado e promoção à saúde das mulheres, bem como, dentre as especificações do gênero, a saúde sexual e reprodutiva se faz importante, destacando os direitos e o acesso a assistência livre de danos, pautada nos princípios do Sistema Único de Saúde, destacando a universalidade, integralidade e autonomia das usuárias.
Arapoti